beneficios de acionistas

Como é o dia de um japonês que vive de benefícios de acionista? Em quais empresas ele investe?

Olá meus otomodachis!

Neste artigo eu vou te contar como é o dia de um japonês que vive só dos benefícios de ser acionista aqui no Japão.

Mas o que são esses tais benefícios que estou falando? Eles se chamam Kabunushi Yuutai – 株主優待. Normalmente, as empresas aqui do Japão (não todas, claro) presenteiam os acionistas com “mimos” ao longo do ano. A recorrência dos presentinhos em agradecimento variam de empresa para empresa, mas costumam ser distribuídos uma ou duas vezes ao ano.

Um exemplo de Kabunushi Yuutai é uma entrada que a Disney oferece para seu Parque. As empresas aqui do Japão costumam presentear os acionistas com os seus próprios serviços ou produtos.

E o senhor Kiritani san vive desses benefícios!! Agora eu vou te contar como é um dia da vida dele.

Um dia do Kiritani-san

O dia do Kiritani-san começa um pouco tarde, lá pelo meio dia, uma hora da tarde. Segundo ele, a primeira providência do dia é assistir ao jornal e se inteirar das últimas notícias.

Enquanto assiste as notícias costuma tomar um café. Mas não é qualquer café, é o café que ele ganhou de presente de uma das empresas em que é acionista. As empresas são a キーコーヒー Key Coffee (2594 – código da Bolsa de Valores) e a トーホーToho Coffee (8142).

Essas empresas não dão exatamente o café de presente. Na verdade, o “mimo” é um catálogo onde você escolhe o que você quer de presente. E o Kiritani-san acabou escolhendo o café.  

Ele conta que gosta de investir em empresas que disponibilizam catálogos e cupons, assim ele pode escolher o benefício que mais o agrada. A 第一交通産業 Daiichi Koutsuu Sangyou (9035) é uma delas. A empresa oferece cupons de táxis. Você consegue usá-los em corridas de táxis e em compras de produtos online.

Geralmente o Kiritani-san almoça lámen. E, adivinhe!? Ele almoça um dos benefícios que ganhou por ser acionista aqui no Japão. O lámen ele ganhou da empresa キャンドゥ Can Do (2698), que oferece cupons que dão direito a três pacotes do item.

https://www.youtube.com/watch?v=SzmgqFT_lbs&feature=youtu.be
Veja esse artigo em formato de vídeo !

Depois do almoço ele confere o mercado financeiro pelo computador, que, é claro, é outro benefício que ganhou. O computador é um mimo por ser acionista do ビックカメラ Bic Camera (3048), que também oferece cupons que dão direito a compras em lojas de eletrônicos.

Vendo o mercado financeiro, ele verifica o preço das ações. Se as ações estão baratas ele compra mais, se então mais caras ele vende. Ou seja, ele não vive exclusivamente dos benefícios, ele também lucra com a compra e venda de ações.

Porém, o objetivo dele é comprar ações de empresas que disponibilizam Kabunushi Yuutai. Tanto que está sempre pesquisando novas empresas que oferecem benefícios aos acionistas.

De tarde o Kiritani-san vai para academia. E não é porque ele é um senhor fitness. Ele vai para academia para tomar banho de ofurô mesmo!

Benefícios para quem é acionista no Japão

Quem já teve a oportunidade de ir em uma academia japonesa sabe que aqui quase todas possuem deliciosos banhos de ofurô e máquinas de massagem. Como você já deve imaginar, ele não paga academia, quem paga são as empresas ルネサンス Renaissance (2378) e セントラルスポーツ Central Sports (4801) através dos benefícios disponibilizados aos acionistas.

Depois de estar bem relaxado, ele gosta de pegar um cineminha.

Os tickets do cinema são um oferecimento da 東映 Toei (9605). Além de ofurô e cinema, o Kiritani-san adora ir em restaurantes, principalmente no Gusto e no Bamiyan, muito famoso aqui no Japão. E para isso ele utiliza os mimos da すかいらーくホールディングス Skylark Holdings (3197), justamente a empresa por trás do Gusto e do Bamiyan.

Com mais de 100 ações da Skylark Holdings (3197) você consegue mais de 2,000 Ienes em cupons para gastar no restaurante da empresa.

No caso do Kiritani-san, como ele é um grande acionista, ele tem mais de 69,000 ienes em cupons! Acreditem, dá para fazer muitas refeições com 69,000 Ienes.

Itens de higiene pessoal, como escova de dente, papel higiênico e shampoo, ele compra usando os benefícios oferecidos pela マツモトキヨシホールディングス Matsumoto Kiyoshi (3088) e pela ウエルシアホールディングス Welcia (3141). Duas farmácias bastante conhecidas por aqui.

Esse é o dia do Kiritani-san! Provavelmente ele investe em outras empresas que disponibilizam outros benefícios, possibilitando-o que ele viva apenas do Kabunushi Yuutai.

Entenda como funciona

Os benefícios disponibilizados pelas empresas para os acionistas aqui do Japão mudam de tempos em tempos. Esse artigo é baseado em informações de março deste ano (2020). Então, pode ser que os presentes que essas empresas oferecem já não sejam os que eu citei aqui.

A cada 100 ações você recebe o benefício. Se você possui mais de 100 ações então você recebe mais de um benefício da mesma empresa. No caso da Can Do (2698), por exemplo, o Kiritani-san não deve ter apenas 100 ações da empresa e ganhar 3 pacotes de lámem.

Provavelmente ele possui algumas centenas de ações desta empresa e por isso deve ganhar algumas dezenas de pacotes de lámem.

Há algumas regras que devem ser cumpridas para o acionista ter direto ao benefício. Por exemplo, ter as ações em dias pré-determinados, ter a quantidade certa e alguns outros detalhes que posso abordar em outro momento.

Ou você pode ir atrás desse conhecimento, por meio de vídeos e artigos. Os artigos são em japonês, mas o Google tradutor pode te dar uma mãozinha com isso.

Viva como ele!

Você também pode viver apenas dos benefícios de ser acionista aqui no Japão, assim como o Kiritani-san. Se você gosta muito dos serviços que uma empresa oferece, por exemplo da Disney, é um ótimo pretexto para você começar a investir em ações.

Como eu já disse em outros artigos, a primeira atitude que você precisa tomar para começar a investir em ações aqui no Japão é abrir uma conta em uma corretora. A que eu recomendo e confio é a SBI (entenda mais sobre a corretora e abra sua conta agora).

Na própria plataforma da corretora é possível pesquisar quais empresas oferecem quais Kabunushi Yuutai. E claro, como o Kiritani-san você pode ganhar com os presentinhos e com a compra e venda de ações.

Ah, não se esqueça dos dividendos!!

Podemos dizer que os dividendos são uma outra forma de presente direcionado aos acionistas. A diferença é que ao invés de ser em produtos físicos é em dinheiro (!!!).

Se você não entende nada de investimentos, não tem problema! Fique animado por saber que existem esses benefícios que você pode ganhar apenas por ser acionista daquela empresa e estude por conta própria.

Há inúmeros sites e canais no YouTube que ensinam sobre finanças. Você pode começar maratonando o conteúdo aqui mesmo do blog. Aqui eu já ensinei como viver de renda aqui no Japão, como fazer renda em casa, quais bancos e cartões de crédito possuem mais benefícios e quais são os investimentos mais populares aqui no Japão, entre tantos outros. Eu te ensino até como juntar dinheiro aqui no Japão!

Sim, esse blog é realmente muito completo para quem vive no Japão e quer enriquecer 😉

Se você gosta de conteúdo em vídeo, pode acessar ao meu canal do YouTube. Lá eu posto vídeos semanais, tenho certeza que você vai gostar.

Mas se você quiser a minha ajuda para entender tudo sobre finanças e investimentos aqui no Japão, eu tenho um curso, o Shoshinsha Financeiro. Nele eu te ensino como fazer seu dinheiro trabalhar por você!  Se inscreva para futuras vagas 😉

Bônus: lista completa das empresas e seus benefícios

Key Coffee (2594) e a Tho Coffee (8142): catálogo de produtos

Daiichi Koutsuu Sangyou (9035): cupons de táxi e outros serviços

Can Do (2698): Cupons da loja

Bic Camera (3048): cupons loja de eletrônicos

Renaissance (2378) e Central Sports (4801): academias que presenteiam com dias gratuitos  

Toei (9605): Ticket de cinema

Skylark Holdings (3197): cupons para o restaurante Gasto e Bamiam

Matsumoto Kiyoshi (3088) e Welcia (3141): cupons para serem usados nas farmácias das duas empresas

Se você chegou até aqui é porque você gosta mesmo de mimos, então esse leia esse artigo onde eu conto como eu ganho 24.000,00 Ienes com pontos do cartão de crédito e esse onde eu explico como funciona o Furusato Nouzei.

Até o próximo artigo!


Se inscreva para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro!

Não é inscrito ainda no canal? Se inscreva!

Acesse ao Blog

Me siga no Facebook e no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *