Corretora SBI – A mais utilizada por japoneses

Olá meus otomodachis investidores!

Algum tempo atrás eu fiz um post falando sobre corretoras japonesas, e dentro delas eu falei um pouquinho sobre a corretora SBI.

Ela é uma das mais utilizadas pelos japoneses, e inclusive, é ela que eu utilizo nas minhas aulas sobre investimentos no curso Shoshinsha Financeiro. Também foi com ela que eu comecei os meus investimentos.

Aqui eu vou falar o porque dela ser a queridinha de todos, e sobre a minha experiência de mais de 6 anos utilizando ela.

Corretora SBI

Fundada em 1998, hoje ela é a maior do mercado de investimentos com o maior número de contas abertas, contas NISA, e contas de investidores individuais (pessoas físicas).

Além de investir em ações, você consegue investir através dela: Ações do exterior, Títulos, Fundos, Forex (Moeda), Ouro, Futuros, Opções, e até ter um atendimento personalizado por robô.

Atualmente ela faz parte do SBI Group, portanto você consegue vincular ela com a sua conta do banco SBI e deixar tudo bem mais prático!

Taxas

Não só a corretora SBI, mas a maioria das corretoras japonesas possuem 2 tipos de planos de taxas para investimentos em ações.

Uma é o plano normal, no SBI é chamado de Standard Plan, e o outro é o plano voltado para pessoas que compram e vendem várias vezes no mesmo dia (Day Traders), que é chamado de Active Plan.

A tabela de hoje, agosto de 2020, é a seguinte:

corretora SBI

Vocês podem notar que mesmo para quem não compra e vende com muita frequência, se você investe pouco, às vezes compensa optar pelo plano Active.

As taxas dos outros tipos de investimentos são bem amigáveis para o bolso!

Fundos por exemplo, é gratuito, e você apenas precisa pagar a taxa de administração e outras taxas própria do fundo.

Ações fracionadas

A corretora SBI oferece o S Kabu, que ao invés de comprar o ¨pacote¨ de ações que é 100, você pode comprar apenas 1 através do S Kabu. As taxas são um pouco diferente do que mostrei acima, mas para quem quer começar é uma ótima alternativa!

Tema Killer

Para você que é totalmente iniciante e não tem ideia no que investir, a corretora SBI oferece um serviço chamado ¨Tema Killer¨ onde ele te oferece vários temas e faz um pacote de ativos para você!

Você pode escolher investimentos de 50 mil, 100 mil, 200 mil e 300 mil e modificar também de acordo com o que você quer colocar na sua carteira.

Fundos a partir de 100 yen

E para você que não tem um valor acumulado para investir, e quer começar com pouquinho, a corretora SBI oferece também investimentos em fundos a partir de 100 yen!

Sabe aquele cafézinho que você compra no Kyukei? Troca ele por um investimento que te garanto que nunca vai se arrepender!

Títulos próprios do SBI

Títulos privados próprio da corretora? Sim, isso mesmo!

Os juros costumam ser maiores comparando com os outros títulos, e os investidores japoneses gostam tanto que costuma acabar rapidinho.


Minha experiência

Quando eu comecei a investir, eu não entendia nadica de nada desse mundo. Na época investimento não era tão popular como hoje, principalmente falar sobre investimento era quase um tabu.

E eu também não tinha com quem conversar. Eu era estudante, e meus amigos japoneses só sabiam falar sobre qual empresa vai se candidatar, que tipo de carreira quer seguir e etc. Investimento era coisa de tiozões com dinheiro.

Para os meus amigos brasileiros então eu mal tocava no assunto. Quando falava sobre, sempre chegava no assunto que o tesouro é mais lucrativo, que investir em imóveis no Brasil é melhor, que o melhor era guardar dinheiro e ir embora para o Brasil.

Então eu comecei sozinha, abri a minha conta na corretora SBI, e comecei a estudar ali mesmo!

Na plataforma tem MUITA informação, muita mesmo! E mesmo não entendendo os termos em japonês, eu utilizava o google ao meu favor! Se tinha alguma palavra que eu não sabia, eu ia lá e pesquisava sobre o termo, e me aprofundava cada vez mais.

Lembro até hoje o meu primeiro investimento.

Eu li uma vez de um blog de um japonês, que ele falava assim ¨Se você perder dinheiro, pense que é um dinheiro investido em conhecimento. Você também teria ¨perdido¨ dinheiro, se você tivesse comprado um livro sobre ações, mas a prática é a melhor forma de aprender¨.

E lá fui eu comprar a primeira empresa que eu vi no ranking de ações vendidas. Comprei pelo S Kabu que falei lá em cima, e foi um valor de mil e pouquinho.

Fiquei observando aquela ação durante alguns dias, e subia e descia, mas nada escandaloso. Também, o que eu queria com 1,000 ienes aplicado em 3 dias?

Logo vendi, e achei que era impossível eu, estudante, com um salário de 80 mil por mês conseguir alguma coisa. Mas eu sou do tipo de pessoa que durmo, e já esqueço o aborrecimento do dia anterior! No dia seguinte mesmo, eu peguei um papel e caneta e tracei uma trajetória para atingir a minha meta.

De lá pra cá aprendi muitas coisas, fui um pouco mais agressiva nos investimentos às vezes, e em 2018 consegui um lucro de mais de 1 milhão de ienes.

Em 2019 decidi que não iria deixar mais esse conhecimento guardado só pra mim, e fundei o Shoshinsha Financeiro. Tenho uma firma aberta e agora boa parte dos meus investimentos estão na minha própria empresa.


Gostaria que você que está lendo aqui, também deixasse de lado os seus medos, receios, e decepções, e encare isso como aprendizado.

Não é da noite pro dia, mas ao longo da sua trajetória eu tenho certeza que você vai tirar a sua marca de iniciante, para ser iniciante em outra área, e fazer aquilo que você ama graças à independência financeira.

Faça a sua conta na corretora agora mesmo!


Se inscreva para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro!

https://shoshinshafinanceiro.com/curso-integral-shoshinsha-financeiro/


Não é inscrito ainda no canal? Se inscreva! http://bit.ly/2Q8QfzA

Blog: https://shoshinshafinanceiro.com/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

2 comentário em “Corretora SBI – A mais utilizada por japoneses”

  1. Angelica Kunimoto

    Muito obrigada! Eu já estou fazendo o curso com vc porém estou recém na segunda aula e estou gostando muito.
    Eu não sei nada mesmo e quando vejo o gráfico piorou ainda mais vou me esforçar e também estou esperando terminar o curso para poder sim começar.
    Pêro meu objetivo é só começar aplicar só depois que entender bem para que ó riesgo não seja tão grande.
    Vc ensina super bem se eu não aprender e porq é difícil para mim. parabéns!!

    1. shoshinshafinanceiro

      Eu que agradeço! Fico muito feliz com o seu feedback!

      E não se preocupe, é aos poucos mesmo! Tenho certeza que logo tudo vai ficar mais claro!

      Continue dedicada assim como você é!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *