banco no japão

4 tipos de Contas Bancárias que você precisa ter no Japão – Bancos no Japão

Nesse artigo eu vou falar sobre quatro contas bancárias que você precisa ter se você mora no Japão e quer ter um controle financeiro melhor. 

Siga as dicas aqui e tenha uma vida financeira mais saudável!


1.Conta para o salário

A primeira conta bancária que você precisa ter é nada mais nada menos que a conta que você vai receber o seu salário. Caso você seja assalariado. 

Recomendo você fazer essa conta em um banco físico ,sem ser bancos digitais, pois no banco físico você consegue a caderneta do banco. O famoso Tyuutyou.

A maioria dos locais de trabalho, pedem a caderneta quando vão fazer o contrato de trabalho. O motivo disso, é que eles precisam de uma cópia dos dados da sua conta bancária para poderem fazer o pagamento para você. 

Então sim, você vai precisar de uma conta em um banco físico para ter essa caderneta, já que os bancos digitais não emitem o Tsuutyou (caderneta do banco).

2.Conta para as despesas mensais

A segunda conta bancária que você precisa ter e também precisa ter a caderneta, é uma conta para as despesas mensais.

E quais contas são essas? Por exemplo: água, luz, gás, celular, internet, despesas com supermercado e etc.

Consequentemente, é a conta que vai descontar o cartão de crédito, já que em outros artigos eu mostro para vocês como compensa MUITO pagar as contas mensais com o cartão de crédito.

Sugiro também que seja uma conta em um banco físico, para você ter a caderneta, pois a maioria dos lugares também pedem uma cópia da caderneta para verificar se a conta é sua mesmo ou não.

3.Reserva de emergência

A terceira conta, é a conta onde vai ficar a sua reserva de emergência.

Eu tenho um outro artigo nesse blog, onde eu falo sobre reserva de emergência.

Se você quiser saber o quanto que você precisa mais ou menos aqui no Japão para emergência é só clicar aqui.

Essa conta da reserva de emergência pode ser uma conta em um banco digital, pois é uma conta que não tem necessidade de você ter caderneta.  E também os bancos digitais costumam ter juros maiores na conta poupança.

Você pode sim fazer uma conta poupança e se em alguma eventualidade você precisar cancelar antes do prazo, você pode cancelar que você não é multado. Talvez algumas exceções em alguns bancos e mas é muito raro. Porém você não vai ter os juros que foram prometidos se você precisar retirar esse dinheiro antes do término desta conta poupança.

4.Conta para investir

A quarta conta bancária que você precisa ter é aquela conta que você vai fazer seu pé de meia.

Essa daqui é uma conta muito especial, porque além de você guardar seu dinheiro ali, ela vai ser uma conta que você vai usar especificamente para transferir o seu dinheiro para a conta da corretora.

Que corretora? Corretora de investimentos!

Eu já recomendei aqui no Blog também, a corretora SBI. Ela tem parceria com vários bancos, onde você pode fazer a transferência do dinheiro sem precisar pagar taxa nenhuma.

Além disso ela tem uma empresa irmã que é o banco Sumishin SBI netbank, onde você pode fazer uma conta híbrida e conectar a conta do banco com a conta da corretora. E assim utilizar o dinheiro diretamente na corretora.

Então essa quarta conta bancária que você precisa ter é a conta que vai fazer você ter mais dinheiro!

Para saber mais sobre a corretora SBI, clique aqui.


Agora que você já sabe que você precisa de quatro tipos de contas eu vou te explicar como você vai utilizar elas.

  1. Na primeira conta, você vai receber o seu salário.
  2. Depois de receber o seu salário, você vai transferir um valor fixo para a conta de investimentos.

Isso mesmo, você não vai colocar o dinheiro logo de cara na conta de pagar as contas. Sabe porque? O maior erro das pessoas que não conseguem juntar dinheiro, é que elas têm o costume do ¨se sobrar vou juntar¨. E acredite, nunca sobra.

  1. Depois disso é que você vai colocar o seu dinheiro para as suas despesas mensais. 

E se você ainda não tem uma reserva de emergência, primeiro você vai acumular a sua reserva de emergência, ali no número 2, para depois você começar a acumular o dinheiro para poder investir.

E sabe aquele dinheiro do ¨se sobrar, eu vou guardar¨ é aquele dinheiro que vai ficar nessa conta de despesas mensais. 

Você deve estar pensando: Se sobrou dinheiro na conta de despesas, então vou usar! Porém, nossas contas não são fixas. Tem mês que vem a mais, mas tem mês que vem a menos. 

Então esse mês que veio a menos você vai deixar esse dinheiro para quando vier o mês que tem uma despesa a mais aí você não vai precisar tirar da reserva de emergência, ou do dinheiro que você estava acumulando com tanto carinho.  

Fazendo isso todos os meses, e quando você ver que esse dinheiro dessa conta que é da corretora ficar cada vez mais gordinho, você vai ver como é bom se organizar e ter esse controle financeiro.

E depois sim, só usufruir desse dinheiro que você conseguiu acumular com tanto suor (use com sabedoria, pois dinheiro pode gerar mais dinheiro!).

Sugestões de bancos:

Bancos Físicos – Yutyo (banco do correio), Mitsui Sumitomo, Mitsubishi UFJ.

Bancos Digitais – Sumishin SBI net bank, Rakuten Bank, Sony Bank, Aozora Bank, Jibun Bank.


Se inscreva para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro!

https://shoshinshafinanceiro.com/curso-integral-shoshinsha-financeiro/


Não é inscrito ainda no canal?

Se inscreva! http://bit.ly/2Q8QfzA

Blog: https://shoshinshafinanceiro.com/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *