salario no japao

Salário no Japão – O que é descontado? Sobre impostos e seguros que você paga todos os meses

Nesse artigo eu vou explicar sobre os descontos do seu salário aqui no Japão. Os assalariados aqui no Japão, precisam saber dois pontos importantes dos descontos do seu salário.

 1 – Impostos
 2 – Seguros

Ambos de grande importância no nosso cotidiano. Afinal, aqui no Japão, passeamos de carro tranquilamente sem buracos nas ruas graças aos impostos, as famílias com crianças recebem o jidou teate graças aos impostos e ainda lembra daquela ajuda de 100 mil ienes que recebemos agora na pandemia? Também saiu dos impostos.

Os seguros também são muito importantes.

Vamos falar de cada um deles aqui. Impostos alguns não gostam de pagar, mas temos que pagar, afinal temos esse dever como cidadãos.


Impostos descontados do salário:

Shotokuzei 所得税 – é o imposto de renda,  ele é descontado todos os meses. Porém, na verdade você está pagando adiantado,  é o que chamamos gensen choushuu 源泉徴収. A empresa desconta todos os meses um valor aproximado,  fazendo uma simulação na verdade, por isso no final do ano é feito o nenmatsu chosei, que nada mais é que um reajuste do valor arrecadado ao longo do ano.

Sendo assim, se o valor arrecadado excedeu, será feita a devolução do valor que excedeu. E se ele arrecadou menos, será feita a cobrança dessa diferença.

Vou deixar aqui,  um modelo do papel que sua empresa entregará (nenmatsu chosei), assim você saberá do que se trata. Faça direitinho, coloque tudo que deseja deduzir, pois assim, você não precisará fazer a declaração em Março do ano seguinte que será declarado. Ex: 2020, Kakutei Shinkoku (Declaracao IR) será em março de 2021. 

declaracao e imposto no japao

Jyuuminzei 住民税 – é o imposto residencial (Imposto Municipal e da província). E ao contrário do imposto de renda, que é pago adiantado, o imposto residencial, você estará pagando referente ao ano anterior.

E se por um acaso, o imposto residencial não está sendo descontado do seu salário, você precisa saber que, por lei é obrigatório que a empresa desconte todos os meses o Imposto residencial do seu salário. Caso a sua empresa ainda não estiver descontando do seu salário,  basta levar o boleto que você recebeu da prefeitura para sua empresa, e pedir para que descontem do seu salário. Para fazer esse pedido a sua empresa, em japonês, é só usar a seguinte palavra chave : 

_ Kyuyotenbiki de onegaishimasu. 給与天引きでお願いします。

Até porque, pagar apenas em quatro boletos fica bem mais pesado que dividir em 12 meses. Pagar os impostos é inevitável, não deixe seus impostos atrasarem.


Seguros descontados do salário:

Shakai Hoken社会保険 é composto por três seguros. Vou explicar cada um deles:

Kenkou Hoken 健康保険- é o seguro de saúde, aquele cartão que recebemos da empresa para apresentar em consultas médicas. Apresentando o cartão de seguro de saúde, pagamos apenas 30% do valor total, o restante dos 70% é pago pela instituição. 

Kousei Nenkin 厚生年金 – é a previdência, a aposentadoria. Vale lembrar que Kousei Nekin é diferente de Kokumin Nenkin. Kokumin Nenkin é o seguro de saúde pago à parte pelas pessoas autônomas ou que não trabalham. O valor é determinado conforme a sua renda, por isso, ao se aposentar, pessoas que contribuem com o Kousei Nenkin irão receber mais que as pessoas que contribuíram apenas com o Kokumin Nenkin.

Kaigo Hoken 介護保険- é um seguro assistência de enfermagem para pessoas idosas. Pessoas acima de 40 anos pagam esse seguro.

Em quais circunstâncias eu posso usar o Kaigo hoken então?

  • em casos doenças que precisam de um profissional para cuidar,
  • para ficar em asilos
  • ou caso aconteça algo mais grave, e precise reformar sua casa devido a doença ou lesão.

O seguro que não compõe o Shakai Hoken, porém é descontado do seu salário, é o: Koyou Hoken 雇用保険.

Conhecido como seguro desemprego, mas é melhor chamá-lo de seguro emprego,  pois ele tem vários outros benefícios que podem ser usufruídos enquanto você está empregado. Para mais informações sobre o Koyou Hoken (seguro desemprego) clique aqui.

Todos esses seguros são descontados diretamente do seu salário. Variando conforme sua renda. Vou deixar em seguida, um site japonês, que você coloca o valor do seu salário e ele te dá uma estimativa de quanto será descontado.  

Site japonês com o simulador, clique aqui.

Para quem prefere não usar o simulador acima, vou falar qual é a porcentagem aproximada de cada um:

           _ O Imposto de Renda pode variar de 5 a 10%  do seu salário.

          _ O imposto Residêncial também varia de 5 a 10% do seu salário.

Os impostos podem variar conforme as deduções feitas. Como por exemplo, dependentes que moram no Japão ou no exterior. Se você tem dúvidas do que pode ser deduzido do seus impostos, leia o artigo declaração de imposto de renda.

           _ O seguro de saúde pode variar conforme a instituição, mas o valor é mais ou menos 5% do seu salário.

           _ A aposentadoria é o mais pesado, em torno de 9% do salário.

           _ O seguro desemprego é o mais baratinho, em torno de 0,3% do salário.


Curiosidades

Para quem chega ao Japão, o primeiro ano não pagará imposto residencial, já que ele tem como base a renda salarial do ano anterior.
O shakai hoken é pago a partir do segundo mês, porém pode acontecer de algumas empresas começarem a descontar desde o primeiro salário. 
As pessoas que costumam calcular seus salários através da quantidade de horas trabalhadas pelo valor que ganha por hora, não podem se esquecer de deduzir todos esses impostos e seguros citados aqui.

E para finalizar, você sabia que no imposto de renda está embutido o fukkou tokubetsu shotokuzei 復興特別所得税? Esse imposto foi criado após o terremoto de 11 de março de 2011. Ele serve para ajudar as pessoas e a infraestrutura que foi afetada após esse grande desastre natural. Saiba que ao pagar seus impostos, você está contribuindo com as pessoas e com a região afetada. Esse imposto existirá até 2013. 

 

Se inscreva para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro!

Veja detalhes aqui>> https://shoshinshafinanceiro.com/curso-integral-shoshinsha-financeiro/

Não é inscrito ainda no canal?

Se inscreva! http://bit.ly/2Q8QfzA

Blog: https://shoshinshafinanceiro.com/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *