Leilão de imóveis

LEILÃO DE IMÓVEIS NO JAPÃO

Sabia que é possível você ter uma casa por 1 milhão de ienes?

Olá meus otomodachis do Japão. Tudo bem com vocês? Hoje eu vou contar para vocês como é possível comprar uma casa aqui no Japão por 1 milhão de ienes e ainda vou te dar dicas que você não viu em lugar nenhum!

O tema do post de hoje é: Leilão de Imóveis no Japão!

Primeiro, entenda

Tanto aqui quanto em qualquer lugar do mundo, um imóvel é leiloado quando o dono do imóvel não consegue pagar a hipoteca. No caso do não pagamento do financiamento da casa o governo toma o imóvel e leva-o para a justiça, para o leilão.

Tanto é que aqui você só consegue informações sobre quais casas estão para serem leiloadas no Tribunal. Na verdade, eles possuem um site específico, o BIT.

Neste site você pode pesquisar pela localidade que você quer comprar a casa. Não há só casas no BIT, também há prédios, galpões, terrenos, diversos imóveis que foram a leilão.

E como funciona?

O leilão daqui do Japão é às escuras. Você vai dar o seu lance através de uma cartinha. No dia que estiver marcado eles irão abrir todas as cartas. Quem tiver dado o maior lance, ou seja, quem colocou mais dinheiro dentro da carta, é quem leva o imóvel.

Para vocês entenderem melhor como funciona, no minuto 2:06 do vídeo abaixo eu explico como se faz para dar um lance (achei uma casa por 1 milhão de ienes!!!)

Há casas de diversos valores, de 500 mil ienes até muitos milhões de ienes. Embaixo da foto do imóvel sempre há 3 valores:

  • O primeiro valor é sempre o valor total do imóvel, 1 milhão de ienes como no vídeo acima.
  • O segundo valor é aquele que você terá que dar como garantia para o tribunal, no exemplo 200 mil ienes. A garantia funciona assim: se você deu o lance e a casa saiu para você, mas você fala “Yappari iranai”, “não, eu não quero mais”, você deixa esses 200 mil com o Tribunal. A garantia é sempre 20% do valor do imóvel avaliado pelo Tribunal.
  • O 3º valor é o valor mínimo que você pode dar, no caso 800 mil ienes. Então na casa de 1 milhão de ienes você pode dar 800 mil ienes ou mais no lance.

Há outras informações bem importantes. Logo abaixo dos valores de garantia e lance, eles informam algumas datas importantes:

  • Período que você poderá dar um lance;
  • Data da abertura das cartas;
  • Data que a casa será oficialmente sua;
  • Data que, na ausência de lances através das cartas, o imóvel em questão irá para o leilão “de quem dá mais” – aqueles que a gente vê nos filmes.

Sobre a casa

No site BIT, abaixo da foto da casa, eles te dão outras informações importantes, como qual o tamanho do terreno, tamanho de cada andar, com qual material a casa é feita, qual a data de construção do imóvel, entre outras informações.

Se você se interessou pelo imóvel e quer saber mais informações, no botão azul você consegue baixar um documento em PDF com as informações completas do imóvel (veja o vídeo completo).

Nesse documento tem informações bem interessantes, por exemplo qual é o tipo de encanamento da casa. Para quem não sabe, aqui no Japão não são todas as cidades que tem rede de esgoto. Nessas cidades que o esgoto ainda não está encanado as casas possuem fossas. Nas cidades que estão encanando o esgoto cabe ao proprietário ligar o esgoto da casa até os encanamentos da rua.

Como o dinheiro para essa ligação esgoto da casa – encanamento da rua fica sob responsabilidade do morador, muitas casas ainda possuem fossa.

Algumas peculiaridades

No leilão daqui do Japão não é possível ver as casas por dentro.

É verdade que no site BIT até tem algumas fotos do interior do imóvel, mas são bem poucas. Mas ir visitar o imóvel é impossível, até porque muitas vezes o inquilino ainda mora no imóvel que está sendo leiloado – um pouco complicado mesmo.

Outro fato interessante é que mesmo depois que a casa é sua, que a escritura está no seu nome, você não tem as chaves! Isso mesmo.

Como eu disse, muitas vezes o dono do imóvel ainda estava morando no imóvel quando ele foi leiloado. Ele com certeza não está nem um pouco feliz em perder o imóvel, a probabilidade dele te entregar as chaves do imóvel é baixíssima.

Você vai precisar contratar um chaveiro para abrir a porta da sua própria casa!

Qual valor dar no lance?

No documento com as informações da casa está descrito como o Tribunal chegou ao valor pedido pela casa. Entretanto, essa informação não é suficiente para você chegar ao valor ideal de um lance.

Eu te explico.

A casa é de 1965 e está avaliada em 1 milhão de ienes, no entanto casas da mesma época e região estão avaliadas em 10 milhões de ienes, por exemplo. Se uma imobiliária bater o olho nesta casa e achar que ela vale mais de 1 milhão de ienes, eles vão dar um lance maior.

Vale lembrar que quem dá lances não são apenas pessoas como eu e vocês. Grandes imobiliárias e empresas, com muito dinheiro, também dão seus lances.

Claro que existe a possibilidade de ninguém querer essa casa e ela sair no valor mínimo de 800 mil ienes. Então realmente varia bastante.

Um momento de oportunidade

Apesar de estarmos enfrentando esta crise em consequência da Pandemia do Corona Vírus, este é um momento oportuno para conseguir uma casa de leilão. Isso porque, há muitas casas para serem leiloadas. Infelizmente muitos não estão conseguindo pagar as hipotecas e as casas estão indo a leilão.

Porém, como investidores, devemos encarar como uma oportunidade de conseguir imóveis abaixo do preço de mercado. É hora de sair às compras.

Um passo além (vocês vão gostar)

Sempre quando eu faço posts assim aqui no blog, vocês me mandam mensagens lá no meu Instagram falando “me ajuda, Clarisse. Quero saber mais sobre este assunto. Por favor me oriente”.

Então pensando em você que quer aprender mais sobre Leilões de Imóveis aqui no Japão, eu vou dar uma aula 100% ao vivo, 100% on-line, sobre este tema no dia 28 de abril.

Nesta aula vou explicar detalhadamente sobre como é o leilão aqui, vou também dar um passo a passo sobre como preencher os papéis que precisa entregar no Tribunal. E é claro, vou te explicar qual é o valor ideal de um lance, partindo da perspectiva das Imobiliárias.

Para saber mais detalhes sobre esta aula ou para se inscrever, clique aqui.

Ah, as vagas são limitadas pessoal! E olha, elas realmente são limitadas, depois não diga que não avisei.

Corre e se inscreva para não ficar de fora!


É isso meus otomodachis.

Espero que vocês tenham gostado deste vídeo. Se quiserem mais informações sobre este tema, tenho esse outro artigo que eu falo um pouco mais sobre o Leilão de Imóveis.

Me contem nos comentários, o que vocês acham sobre o leilão de imóveis? Tem muita gente que se sente desconfortável comprando uma casa sem saber o que aconteceu ali. Quero saber a opinião de vocês. Vocês morariam em uma casa de leilão?

Obrigada por ficar comigo até o final e tchaau.


Se inscreva para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro!

Não é inscrito ainda no canal? Se inscreva!

Acesse ao Blog

Me siga no Facebook e no Instagram

1 comentário em “LEILÃO DE IMÓVEIS NO JAPÃO”

  1. Paulo Siqueira

    Olá Clarisse ! Adorei a super dica de casas em leilão! No caso ao adquirir um imóvel leiloado e o antigo dono demorar para desocupar o imóvel, teria que arcar com as despesas de um processo judicial de despejo ? Qual seria o procedimento correto para agir nessa situação ?

Deixe um comentário