Leilão de imóveis no Japão – Como funciona?

Leilão de imóveis no Japão – Como funciona?

Oi gente! Desculpa a demora das postagens, mas como todos que me acompanham sabem, eu estou um pouco ocupada preparando e divulgando o curso Shoshinsha Financeiro para vocês!

Se você ainda não se inscreveu no curso acessa o link e se inscreva!

Se cadastre para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro e garanta a sua!

https://clarissemiamoto.wixsite.com/efjp/cursos

 

E não deixa de se inscrever no meu Canal no YouTube também!

 

Leilão de imóveis no Japão - Como funciona?

 

 

Eu com 27 anos realizei meu sonho da casa própria. E o mais legal de tudo é que eu não tenho que pagar ela ainda 35 anos.

Como? Simples! Porque ela já está paga!

Em outro post estarei contando mais sobre a trajetória, mas antes eu gostaria de estar falando nesse post sobre casas de leilão. Já que a minha casa “quase” foi de leilão.

Já dei vários lances em leilão de imóveis então eu tenho confiança absoluta em estar passando essas informações para vocês, e se você quiser ter uma casa sem dívidas ou para investimentos é uma das melhores opções.


Como funciona o leilão de imóveis?

 

O leilão de imóveis no Japão é o leilão às “escuras” você dá o lance sem saber quanto a outra pessoa deu. Por isso torna mais difícil de conseguir.

E para você dar o lance, você precisa ir até o tribunal responsável do leilão, e dar o lance pessoalmente através de uma carta. E o mais trabalhoso de tudo é que você tem que dar uma entrada para dar o lance e precisa ser feito pessoalmente no banco (não da para depositar no ATM).

 


Onde eu vejo quais casas estão sendo leiloadas?

 

Primeiro eu vou explicar como que as casas são leiloadas.

Quando você compra uma casa financiada, você hipoteca a sua casa pelo banco, ou seja, a casa é sua no papel tudo bonitinho, mas se você não pagar o financiamento, o banco tem o direito de abrir um processo contra você para arrecadar esse dinheiro de volta (lógico né ).

E dai sim o tribunal vai decidir o que fazer, que normalmente é leiloar a casa.

Então quem é responsável pelo leilão da casa não é o banco, e sim o tribunal.

 

Consequentemente, o leilão de casas aqui no Japão acontece em um único lugar, chamado de BIT (Broadcasts Information of Tri-set system) que significa sistema de transmissão de informações sobre 3 pacotes. Não tem problema, eu também não entendi essa tradução então continue lendo.

 

http://bit.sikkou.jp/app/top/pt001/h01/

 

 

1.Sobre o Tri-set (3 setto)

 

No site do leilão de imóveis BIT você vai ver um mapa do Japão, e através dele você pode estar pesquisando as casas de acordo com o local que você esteja interessado.

Ao achar a casa, vai aparecer um botão escrito 3 ten setto em japonês, e lá vai ter

  1. Detalhes da casa
  2. Situação atual da casa
  3. Avaliação da casa

E aí que está a real “escuridão “ desse leilão. Você não pode ver a casa por dentro.

Talvez se você der sorte de pegar uma região em que o tribunal seja bonzinho, é possível que ele deixa você ver dentro. Mas na minha experiência infelizmente eu nunca consegui.

Mais detalhes, assista no YouTube meu vídeo!

 

2.Como faço para dar o lance?

 

Achando uma casa do seu interesse, vá até o tribunal responsável e lá eles vão te dar o formulário para dar o lance e o papel de depósito para você dar a entrada. Se o lance não der certo eles devolvem esse valor (a taxa de depósito é por sua conta).

Preencha o papel, faça o furikomi, pegue um jyuminhyo seu e vá lá de novo com os dedos cruzados e beijados!

E não esqueça do carimbo também! Qualquer coisa você pode consertar na hora algum erro. Só o valor do lance não poder ser consertado, portanto se você se arrepender na hora, precisará reescrever o formulário inteiro.

E lembrando que se você for comprar junto com seu cônjuge, tem que deixar especificado no momento do lance que irão dividir o patrimônio no papel!

 

3.E depois?

 

Depois é só esperar dar o dia do lance! E ver se você foi o “sorteado”. Caso seu lance seja o maior, eles te enviarão um outro papel de furikomi para você pagar o restante do valor e vai ter uma carta com as instruções.

Você pode ir lá no dia também no tribunal para ver pessoalmente se a casa foi leiloada para você ou não.

E uma dica, vá preparado “buscar” a sua casa com algum profissional em limpeza! Por mais que a casa seja nova, foi uma casa de uma pessoa que não aguentou o financiamento, ou seja, ela não vai limpar a casa antes de te entregar.

Normalmente essas casas de leilão tem um monte de lixo e móveis que o ex- dono quer descartar. E cuidado! Pela lei japonesa, é proibido você jogar fora as coisas de outra pessoa (claro né) então se o ex-dono não estiver de acordo, ele pode até te processar por isso, então tente conversar com o tribunal antes para fazer essa limpeza ok?

4.E se ninguém der lance na casa? O que acontece?

 

Se ninguém der lance na casa, ela vai para o segundo leilão e esse sim não é às escuras! Eba! E você tem que estar presente no dia e dar o seu valor.

Lembrando que não é só pessoas normais igual a gente que da lance. Muitas empresas, corretora de imóveis grandes estão nessa competição também! Então ao dar o lance é bom você estar pesquisando bem o valor desse imóvel nessa região e estipular um valor à altura dele!

 


Bom, eu acho que escrevi mais ou menos o básico sobre leilão de imóveis. Na verdade não é só casas. É terreno, apartamento, prédios, fábricas, galpões e tudo quanto é tipo de imóvel!

E eu posso ficar aqui escrevendo o dia inteiro sobre isso porque pesquisei muito, dei muito de cara, chorei por não ter conseguido um lance e tudo mais! (Agora são boas lembranças)

Se gostou desse post, não esqueça de curtir minha fanpage no facebook e meu Canal no YouTube, me dando uma forcinha!

Preparei um curso sobre educação financeira para iniciantes, chamado de Shoshinsha Financeiro, se te interessar clica aqui e veja mais detalhes! (Tá muito top os tópicos e vai te ajudar muito na sua jornada financeira aqui no Japão!)

Obrigada e até a próxima!

 

Se quiser ter essas dicas fresquinhas, se cadastre no Blog e receba as notificações!

E me acompanhe nas redes sociais também! Lá você terá dicas valiosas diariamente.

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=VaTtN-tGKfU&t=38s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *