Benefícios de mãe solteira no Japão 2019

Eu sou de família de mãe solteira no Japão, e sei como foi difícil para minha mãe criar e levar até a faculdade os 2 filhos sozinha. Se eu pudesse voltar ao tempo, esse post seria com certeza dedicado a ela! Te amo mãe!

mãe solteira no Japão

Mas voltando ao assunto do benefício de mãe solteira no Japão, acredito que muitas ainda não sabem realmente quais são os benefícios e ajuda que o governo oferece para as mães(ou pais) solteiros que precisam. Aqui vou listar os mais comuns!

10 benefícios de mãe solteira no Japão .


1. Jido Fuyo Teate

O nome é parecido com o Jido Teate, mas essa ajuda é somente para mães solteiras. Ao contrário do Jito Teate que é até os 15 anos da criança, e tem valor fixo, essa ajuda é de acordo com a sua renda e da pensão do pai (mãe) da criança e é pago até a criança completar 18 anos.

2. Jido Ikusei Teate

Esse também o nome é parecido, mas é uma ajuda de valor fixo de 13,000. Essa ajuda não são todos os municípios que proporcionam.

3. Ajuda nas consultas médicas

A maioria dos municípios já ajudam com o valor da consulta médica de crianças até o ensino fundamental, mas essa ajuda vale até os 18 anos. Igual a ajuda médica de criança, essa ajuda varia de acordo o regulamento de cada município.

4. Ajuda com moradia

Esse também varia a cada município, e é pago somente para pessoas que moram de aluguel. Aqueles que tem casa própria ou moram no apartamento da prefeitura não conseguem receber essa ajuda.

5. Ajuda escolar

Para mães solteiras com filhos no ensino fundamental (Shogako Chugakko), é possível receber uma ajuda referente à material escolar e refeição. Mais uma vez essa ajuda varia de acordo a cada cidade.

6. Ajuda no jardim de infância (Yochien)

Para as mães solteiras no Japão, compensa mais financeiramente colocar seus filhos no Hoikuen. Mas se você se interessa em colocá-los no Yochien por causa do ensino, cada prefeitura oferece uma ajuda na matrícula e no valor mensal. Lembrando que Yochien é administrado pelo órgão de educação e o Hoikuen é pelo órgão do trabalhador, assim variando os valores e suas diretrizes.

7. Isenção de imposto municipal

Se o seu salário for menos de 2,040,000 anual, você fica isento de imposto e consequentemente a creche de seu filho ou o Kokumin Hoken fica mais barato.

8. Restituição de imposto de renda

Mãe (Pai) solteiros tem restituição no imposto de renda declarado. No caso da mulher, o valor pode ser mais alto ainda, por isso se você não declarou seu imposto ainda é interessante estar vendo em qual você se enquadra.

9. Kokumin Hoken mais barato

Se caso você achar o seu Kokumin Hoken caro, vá até a sua prefeitura e certifique que o valor está sendo calculado como mãe (pai) solteira(o).

10. Isenção ou diminuição do valor da aposentadoria Kokumin Nenkin

Se caso você ainda pague o valor inteiro da aposentadoria, você tem o direito de ir até o departamento de previdência de sua cidade e pedir para que deixem mais barato o valor que irá contribuir mensalmente. Lembrando que a aposentadoria que você for receber lá no futuro é de acordo o quanto você já contribuiu ( e diversos de outros fatores ).


Se gostou do post compartilhe com suas amigas ou amigos solteirões e mostre que o governo proporciona várias ajudas para aqueles que precisam cuidar dos filhos sozinhos.

Benefícios de mãe solteira no Japão 2019

Sempre que tiver algum problema financeiro não hesite e faça uma consulta com a prefeitura da cidade que você mora!

Se cadastre para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro e garanta a sua!


Se quiser ter essas dicas fresquinhas, se cadastre no Blog e receba as notificações!

E me acompanhe nas redes sociais também! Lá você terá dicas valiosas diariamente.

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *