Declaração de imposto de renda no Japão e 5 situações para voltar o seu dinheiro!

Declaração de imposto de renda no Japão e 5 situações para voltar o seu dinheiro!

Se você não é autônomo e trabalha apenas em 1 local, normalmente a empresa ( empreiteira ) que você é contratado faz por você a declaração de imposto de renda no Japão, que é chamado de ¨Nenmatsu Chosei¨.

20141116230026

O imposto declarado é aquele descontado todos os meses do seu salário chamado de ¨Shotokuzei¨ (imposto de renda). Se você tiver algum item que pode ser abatido no seu imposto, lá por novembro você entregando à empreiteira o papel de declaração ( esse da foto ) não é preciso ter o trabalho de fazer a declaração de imposto direto na receita, e o valor abatido é devolvido através do salário de dezembro.

Declaração de imposto de renda no Japão

Aqui eu vou citar algumas situações em que é legal você mesmo fazer a Declaração de Imposto, já que alguns itens não dão para declarar pela empresa, ou as vezes esquecendo de incluir no formulário.


1. Se seus dependentes aumentarem

Após o Nenmatsu Chosei, se acontecer de seus dependentes aumentarem como seus pais morarem com você e tornarem seus dependentes por exemplo, é interessante você fazer o Nenmatsu Chosei. Dependendo do caso mesmo seus pais recebendo aposentadoria, é possível ter um retorno de 100mil ienes!

 

2. Se os gastos no médico da família forem mais de 100mil ienes *incluindo pré natal!*

100mil ienes apenas em consultas médicas e remédios parece ser um valor muito alto para quem só pega uma gripe de vez em quando. Mas no caso do pré natal também pode ser declarado as consultas e o gastos da internação. Vale lembrar que é restituído o valor de 420mil do seguro de saúde, então esse valor é subtraído do valor declarado.

 

3. Se você esqueceu de declarar (até 5 anos)

É possível fazer a declaração de imposto referente até 5 anos atrás. Portanto se você acabou de ler o item 2 e ficou triste por não saber disso antes, fique feliz se seu filho tem menos de 5 anos! Só será preciso de todos os recibos do ano que você queira declarar, então corra e procure todas as notinhas do hospital ok?

 

4. Se comprar a casa própria

Como hoje em dia cada vez mais, mais brasileiros estão conquistando a tão sonhada casa própria, a informação de que é possível abater no imposto de renda já é bem conhecida. Mas se você não sabia disso, já arrume os papéis para fazer a declaração de imposto e abater o Jyutaku Loan.

 

5. Se você fez alguma doação Furusato Nozei

Quem costuma assistir televisão japonesa já deve ter ouvido falar no Furusato Nozei. Esse é assunto para outro post, mas explicando rapidinho é uma doação que você faz para algum município do Japão e você pode abater o valor inteiro doado. O interessante é que além de abater o valor doado, você ainda recebe algum tipo de agradecimento desse município, que na maioria das vezes saimos no lucro fazendo doações!

 


 

É possível você mesmo estar fazendo a declaração de imposto de renda no site da Receita Federal e depois estar enviando pelo correio. Assim você não precisará enfrentar filas na prefeitura da sua cidade ou até mesmo gastar com despachante. Vou deixar o link aqui e no meu Canal do Youtube eu tenho um passo a passo explicando como fazer! >>

https://www.nta.go.jp/taxes/shiraberu/shinkoku/tokushu/index.htm

 

Não se esqueça de se inscrever ok? Muito Obrigada e até o próximo post!

Se cadastre para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro e garanta a sua!


Se quiser ter essas dicas fresquinhas, se cadastre no Blog e receba as notificações!

E me acompanhe nas redes sociais também! Lá você terá dicas valiosas diariamente.

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/

 
https://www.youtube.com/watch?v=86i-WwaoiZE&t=527s
https://www.youtube.com/watch?v=g2b5-O6Cfgk&t=2s

1 comentário em “Declaração de imposto de renda no Japão e 5 situações para voltar o seu dinheiro!”

  1. Pingback: Você trabalha no Japão? Entenda então como é calculado o seu imposto de renda e municipal! – Shoshinsha Financeiro | Clarisse Miamoto Consultoria no Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *