Organize seus gastos mensais em 5 passos

Organize seus gastos mensais em 5 passos

 

Organize seus gastos mensais em 5 passos

A chave para o sucesso financeiro é você ter controle absoluto de quanto que entra de dinheiro e quanto que sai.

Parece simples não é mesmo? Mas você sabe exatamente quanto que você gasta mensalmente? E anualmente?

Aqui vou citar o passo a passo de como eu organizo as minhas finanças todo final do mês.


Passo 1 – Guarde todos os recibos e anote os gastos

Aqui no Japão é difícil ver lojas que não emitem recibo. As vezes na loja de conveniência o vendedor não entrega o recibo propositalmente por que muitos jogam fora. Mas a partir de hoje faça a diferença e guarde até o recibo daquele cafezinho de 100 yen. Lembrando que é fundamental você deixar anotado o café que comprou na maquininha de suco (Jido Hambaiki) também!

Passo 2 – Passe para o papel ou planilha

Se você sabe japonês, hoje em dia há vários aplicativos que você pode tirar foto do recibo e automaticamente ele produz uma tabela de quanto que foi gasto mensalmente. Mas se você não sabe não tem problema! É por isso que estou aqui! Vou deixar o link de uma planilha bem simples, (você só precisará colocar o nome do item e o valor) que automaticamente reproduzirá uma tabela com o total e um gráfico pizza para você conseguir visualizar a porcentagem.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1V7NTrLDO4_dz_0tBSerHvtcydt6Z5FYvJGU1ihTSRDo/edit?usp=sharing

Ao abrir a planilha baixe ela pro seu computador ou copie e faça uma somente para você! Essa do link é somente para leitura.

Passo 3 – Anote os gastos anuais e inclua no Passo 2

Sabe o imposto de carro que só vem em abril, ou o Shaken do mesmo que é a cada 2 anos? Eles são o exemplo de tipos de gastos que são esquecidos, e quando chega a hora de pagar passamos apuros ou as vezes precisamos parcela-los para conseguirmos pagar.

Pegue esses gastos anuais e divida em 12 ou 24 para você saber quanto que eles custam mensalmente e inclua na planilha feita no passo 2

Passo 4 – Reveja TODOS os gastos

O importante nessa etapa é estar revendo os gastos nos mínimos detalhes. Sabe aquela conta de internet que você paga religiosamente todos os meses? As vezes nela tá incluso outros planos que você sequer imaginava, e está pagando sem ser utilizado. Gastos com restaurante, roupas, e acessórios são um dos gastos que variam todos os meses mas é interessante parar para pensar se realmente foi necessário ou não

Passo 5 – Compartilhe com a família

Não adianta só você rever os gastos e estar ciente do que deve ser cortado sendo que os outros ¨contribuintes¨ não sabem como está a situação financeira da casa. Aqui em casa eu e meu marido dividimos as contas mensais, mas se na sua casa a carteira é a mesma, não tem o por que de não compartilhar a planilha de gastos também!


Eu faço os 5 passos todos os meses durante 7 anos e criando esse costume eu tenho controle total de quanto eu gasto mensalmente, assim eu consigo me planejar para gastos futuros.

Espero ter ajudado com essas dicas!

Se cadastre para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro e garanta a sua!


Se quiser ter essas dicas fresquinhas, se cadastre no Blog e receba as notificações!

E me acompanhe nas redes sociais também! Lá você terá dicas valiosas diariamente.

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *