Para comprar fundos de investimentos ou ações, é necessário ter uma conta de corretagem. E para abrir conta em corretora japonesa, há vários procedimentos necessários. Abaixo explicamos os procedimentos básicos e os documentos necessários para abrir uma conta em uma corretora no Japão.
Abrir conta em corretora japonesa – Requisitos
Antes de começarmos, vou introduzir você aos requisitos básicos para abertura de conta:
- Ter residência no Japão
- Ter mais de 18 anos de idade
- Ter mais de 2 meses de visto
- Ter uma conta bancária (para vincular com a conta da corretora)
1. Envio de formulário de inscrição
Primeiramente, é necessário enviar o formulário de inscrição para a corretora. O formulário inclui informações pessoais, informações empresariais e informações da conta bancária. Algumas corretoras permitem que o formulário seja preenchido online, enquanto outras exigem que seja preenchido manualmente.
Na maioria das vezes, quem não possui nacionalidade japonesa é possível finalizar a primeira etapa online, e depois concluir através do envio do formulário escrito à mão.
Você pode verificar as instruções de preenchimento do formulário no site da corretora ou através do atendimento ao cliente. Na Comunidade Shoshinsha Financeiro, você tem como bônus um passo a passo de como fazer o procedimento completo.
2. Envio dos documentos necessários
Você deve enviar os documentos necessários de acordo com as instruções da corretora. Os principais documentos necessários incluem uma cópia de:
- identificação pessoal como carteira de motorista
- my number (frente e verso), e para estrangeiros
- zairyu card com mais de 2 meses de visto
Esses documentos devem ser enviados para a corretora por correio junto com o formulário. Você pode verificar as instruções de envio dos documentos no site da corretora ou através do atendimento ao cliente.
3. Pagamento da taxa e conclusão da abertura da conta
Após a aprovação dos documentos, a conta será aberta com sucesso. A corretora notificará você sobre os detalhes da conta, como o número da conta e informações de login. O tempo necessário para abrir a conta pode variar de corretora para corretora, podendo levar de alguns dias a algumas semanas.
Após a abertura da conta, você pode negociar produtos financeiros, como fundos de investimento, ações, títulos, ações do exterior, forex e outros produtos que esta corretora possuir.
Esses são os procedimentos básicos para abrir uma conta em uma corretora no Japão. No entanto, os documentos e procedimentos necessários podem variar de acordo com a corretora, portanto, é recomendável verificar com antecedência.
Exemplo da corretora SBI:
- Solicitação online. Precisa preencher o básico apenas como nome, endereço, e tipo de conta. Termina em 5 minutos.
- Depois de 1 semana chegará na sua casa um envelope com 2 formulários e alguns papéis de instrução. É necessário preencher esse formulário e devolver para a corretora junto com as cópias de seus documentos.
- Depois de 1 a 2 semanas chegará na sua casa um envelope (daqueles que você precisa receber pessoalmente) com login e senha. Nesta etapa sua conta ainda está semi-aberta, pois você precisará fazer algumas configurações finais. É só responder os questionários após o primeiro login na conta.
Caso haja documentos insuficientes, ou rasuras no formulário, a corretora devolve todos os documentos e formulários enviados. Nesse caso não se desespere! É só consertar de acordo com o que foi solicitado, e enviar tudo novamente.
Dica que dou aos meus alunos:
Dica 1: Coloque o Katakana do seu nome de acordo com a sua conta bancária. Se o Katakana for diferente vai dar erro na hora de registrar a conta bancária (Pois o nome será diferente e o computador entenderá que são pessoas diferentes).
Dica 2: Envie cópia de todos documentos que você tiver. Antes mais do que menos.
Dica 3: Se o visto está pra vencer, renove antes de fazer a solicitação. A corretora pede mais de 2 meses de visto, mas se está pra renovar, renove antes que é mais garantido!
Os iniciantes podem começar com fundos de investimento.
A melhor maneira de começar a investir é através de fundos de investimento. Com fundos de investimento, você pode investir em portfólios gerenciados por profissionais. Isso permite que os investidores diversifiquem seus investimentos em todo o mercado, minimizando os riscos. Fundos de investimento são a opção ideal para iniciantes, pois possuem taxas relativamente baixas e são fáceis de gerenciar.
Vantagens de começar com fundos:
- É possível fazer investimentos a partir de 100 yen
- Diversificação com mais facilidade
- A gestão é feita por um profissional
- É possível fazer compras programadas: Tsumitate
Se inscreva para futuras vagas do Shoshinsha Financeiro!
Não é inscrito ainda no canal? Se inscreva!
Acesse ao Blog
Pingback: Investimento ideal para iniciante em 2023 - Fundo de investimento no Japão - Shoshinsha Financeiro
Pingback: 8 tipos de Renda fixa e renda variável no Japão - Shoshinsha Financeiro
Ola boa tarde,
Uma duvida. Fiz o cadastro online na corretora SBI e ao final do processo foi negado minha abertura de conta por ser estrangeiro. Sera que fiz algo errado ? Eles abrem a conta mesmo sendo estrangeiro ?
att
Raul Tetsuo Fukumoto
Pingback: Investimento no Japão: Oportunidades e Desafios para Investidores Brasileiros - Shoshinsha Financeiro