Gakushi Hoken vs Investimentos – Como juntar dinheiro para o futuro dos filhos no Japão?

Gakushi Hoken vs Investimentos.

Hoje em dia, muitos brasileiros vieram para o Japão para ficar. Com isso, muitos também constituíram famílias e os filhos cresceram ou crescerão aqui.

E porque não poupar uma quantia todos os meses, para garantir o futuro deles lá na frente?

Para a faculdade principalmente, que é um valor bem alto (eu falo sobre isso neste artigo aqui), é indispensável você acumular todos os meses um pouquinho, para que lá na frente não precise se afundar em dívidas e financiamentos.

Aqui eu vou falar sobre 2 formas para você juntar o dinheiro do futuro dos seus filhos. Um é o Gakushi Hoken e o outro é investindo.

Gakushi Hoken

Se você nunca ouviu falar sobre o Gakushi Hoken, ou se já ouviu falar sobre e não entendeu direito o que é, eu vou explicar bem brevemente.

Como o próprio nome diz: Gakushi = dinheiro dos estudos Hoken = seguro. Ou seja, é um seguro que você faz, através de uma seguradora, para os estudos dos seus filhos. Todos os meses você vai contribuir um valor x, e lá na frente a seguradora vai te devolver essa quantia em 4 vezes mais ou menos. Uma na matrícula, que é por volta dos 18 anos de idade do seu filho, depois com 19, 20, 21. E terá um acréscimo também que é uma porcentagem de juros acumulados durante esse ano.

O legal do Gakushi Hoken é que ele funciona como um seguro de vida para os pais. Caso você venha a falecer, o seu filho irá receber essa quantia determinada lá na frente, mesmo não podendo contribuir mais todos os meses.

Você pode ver uma simulação que eu fiz baseada no site da seguradora sony na imagem abaixo.

Gakushi Hoken


Investir

Você já ouviu falar no NISA ou Tsumitate NISA ou Junior NISA?

NISA é uma forma de você investir e ficar isento de impostos. Para ser mais clara, quando você investe em algum ativo e obtém os dividendos ou recebe pelo valor adicional na venda, você precisa pagar 20.315% do valor desse lucro. E para incentivar as pessoas a investirem mais, o governo japonês implantou esse NISA alguns anos atrás que funciona como uma conta dentro da conta da sua corretora de valores.

Tem valores teto e data limite mas não vou entrar em detalhes nesse post ok? Talvez em algum mais para frente, mas até lá talvez o NISA pode terminar.

E falando em terminar, existe o Junior NISA que é voltado para os nossos filhotes. É uma conta na corretora que você abre para o seu filho, onde também tem a isenção de imposto do lucro, e o seu filho somente poderá retirar essa quantia acumulada depois dos 18 anos de idade dele. O Junior NISA vai até o ano 2023, então se você tem interesse, comece hoje mesmo e junte esse dinheirinho na conta dele pelo menos 3 anos. Mais detalhes você pode ver o site do governo: https://www.fsa.go.jp/policy/nisa2/about/junior/overview/index.html.

E fazendo uma simulação básica através da seguradora SBI, se você investir o mesmo período do Gakushi Hoken no Tsumitate NISA, em um investimento com um retorno mais ou menos de 5% de juros você terá o resultado abaixo.

 

Bem a mais do que o Gakushi Hoken não é mesmo?

Só que não podemos esquecer de que, o Gakushi Hoken, por ser um seguro, o valor é garantido para o seu filho caso você faleça. Já através de investimentos, somente a quantia acumulada será garantida.

Por outro lado, fazendo um investimento desde cedo, seu filho terá interesse sobre esse assunto e com certeza terá uma vida financeira mais saudável lá na frente!


E aí, gostou?

Se tiver interesse em investir, aproveite agora porque até final deste mês as vagas para o Curso Shoshinsha Financeira estarão abertas!

Aprenda comigo sobre esse mundo maravilhoso dos investimentos!

Veja mais detalhes aqui!


E se você estiver lendo esse artigo depois da data, não fique triste! 

Se cadastre para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro e garanta a sua!


Se quiser ter essas dicas fresquinhas, se cadastre no Blog e receba as notificações!

E me acompanhe nas redes sociais também! Lá você terá dicas valiosas diariamente.

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *