Seishain vale a pena?

Ser Seishain não compensa? Entenda a diferença entre Seishain, Keiyaku e Haken-Shain

Olá meus otomodachis do Japão!

Hoje eu resolvi falar um pouco sobre as diferenças entre Seishain, Keiyaku e Haken-Shain e se compensa mesmo ser Seishain. Sempre recebo dúvidas quanto a isso e achei que já estava na hora de fazer um artigo sobre isso, afinal de contas a forma como você trabalha influencia diretamente no seu bolso!

Massss antes de tudo, presta atenção nisso daqui:

Aqui no Japão existe o Seiki Koyou 正規雇用 せいきこよう , que traduzindo ao pé da letra siginifica contratação de forma regular, e o Hiseiki Koyou 非正規雇用 ひせいきこよう, o seria a contratação não regular.

O Seiki Koyou seria a contratação perpétua (Ou seja, até você se aposentar) e full-time (trabalha 8 horas por dia – raras exceções extrapola esse horário). Já o Hiseiki Koyou, o contrato não é perpétuo e não chega a trabalhar 8 horas por dia.

Então, seguindo essa lógica, no Seiki Koyou está o Seishain. Já no Hiseiki Koyou estaria o restante, o Keiyaku shain e o Haken-Shain e outros, como o Part-Time e o Arubaito.

Seishain

 Seishain é contratado pelo Seiki Koyou. Isso quer dizer que Seishain possui contrato perpétuo e jornada de trabalho de 8 horas por dia. Além disso é na contratação Seiki Koyou que você tem direito a bonificações (que varia de contrato para contrato), por exemplo. É um tipo de contrato mais direito, onde a empresa realmente quer você com ela, para todo o sempre, até você ficar velhinho.

Jyun Shain 準社員 e Keiyaku shain 契約社員

Na verdade, eles são iguais! Tudo depende de como sua empresa vai chamar, mas são palavras diferentes que querem dizer a mesma coisa.

Mas então o que significa Jyun Shain/ Keiyaku shain, Clarisse?

Bom, Keiyaku significa contrato e shain funcionário. Então, isso significa que ele é um funcionário com contrato. Mas não é qualquer contrato, é um contrato com um período pré-definido, que pode ser de 1 ano até 3 anos (período médio, não é muito longe nem curto).

Um exemplo para vocês entenderem melhor.

Uma Seishain de uma empresa está grávida e vai sair de licença maternidade por 1 ano. A empresa, para não ficar com um funcionário a menos, contrata um Keiyaku shain com um contrato de 1 ano

Deu para entender?

Haken-Shain 派遣社員 はけんしゃいん

Acho que esse todo mundo que é estrangeiro aqui no Japão sabe o que é.

O Haken-Shain é um funcionário que é contratado por uma empreiteira. Ou seja, quem assina seu contrato é a empreiteira e você, na grande maioria das vezes, trabalha em outro lugar.

Por exemplo, você assina com a empreiteira e a empreiteira assina com a fábrica onde você vai de fato trabalhar. Mesmo trabalhando na fábrica, quem irá te pagar será a empreiteira.

Mas porque as fábricas optam por contratar funcionário assim?

Porque, as vezes, aumenta de repente a demanda e eles não têm tempo disponível para fazerem a contratação por eles mesmos- divulgar que tem vagas disponíveis, fazer entrevista e etc. Para eles é muito mais fácil e rápido contratar funcionários temporários pelas empreiteiras, principalmente quando eles precisam de uma quantidade maior de funcionários. Isso também quer dizer que eles não precisam se preocupar com renovação de contrato, Shakai Hoken ou qualquer outro seguro. Quem lida com tudo isso é a empreiteira.

Além disso é bem mais cômodo para a fábrica, uma vez que eles não têm responsabilidades em relação ao funcionário. 

Part – Time パート 

Ele funciona mais ou menos como o Keiyaku shain.  A diferença entre eles é que o Part -Time não cumpre a carga horário de 8 horas. Esse tipo de contrato é feito mais com mulheres, isso porque muitas precisam deixar as crianças na escola, por exemplo.

E para quem não sabe, perante a lei do Japão não existe diferença entre Part – Time e Arubaito.

Arubaito アルバイト

A diferença entre Keiyaku shain e o Arubaito é o tempo de contratação. O contrato de um arubaito pode ser de apenas 1 dia, enquanto Keiyaku shain e de 1 ano, ou seja, o tempo de contratação é bem menor.

Existem até arubaito de hora. Esse tipo de contrato é bem comum entre estudantes. Por exemplo, em dias de semana trabalha só das 17h às 20h e finas de semana o dia todo. Esse tipo de contratação é arubaito. E se você quer trabalhar como Arubaito esse tutorial de como procurar serviço aqui no Japão pode te ajudar!

Resumindo

O Seishain é contrato vitalício (até a aposentadoria), e ele é quem está mais próximo da empresa. Já o Jyun Shain/ Keiyaku shain também é contratado direito da empresa só que com período especificado, contrato de 1, 2 anos. Já o Haken-Shain não é contratado direito da empresa, ele é contratado pela empreiteira e ela faz a ponte com a empresa. O Part-Time é contratado direito pela empresa mais as horas trabalhadas são reduzidas e, por fim, o Arubaito é contratado direito e o horário varia ao longo da semana ou é contrato apenas por um dia.

 E qual o mais vantajoso?

Talvez eu nem precise explicar, vocês já devem imaginar qual é o mais vantajoso.

O Seishain com certeza é bem mais vantajoso na questão monetária, isso porque o Seishain costuma receber até o dobro de um Haken Shain. O dobro do salário anual, contando com bonificações e levando em conta que ambos fazem o mesmo zangyos, horas extras.

E porque isso acontece, Clarisse?

Bom, apesar de recentemente a lei ter mudado e agora “Para o mesmo trabalho precisa ter o mesmo salário”, ou seja, a lei buscou igualar o salário de todos, deixar vantajoso tanto para Seishain quanto para Haken Shain. Entretanto, o Seishain tem bem mais responsabilidade do que o Haken Shain, é bem difícil um Haken Shain ter o mesmo trabalho que um Seishain.

Ou seja, fazer valer essa leia é bem complicado. Porque querendo ou não, um contratado direto (Seishain) têm muitas obrigações dentro da empresa que são impossíveis de um Haken Shain assumir.

Por outro lado, ultimamente, muitos japoneses estão se interessando em trabalhar como Haken, sem ter um contrato direito.

Mas porque, Clarisse? ”

Muitos japoneses estão interessados, assim como eu acho que você também está, no empreendedorismo (leia este artigo sobre Franquias Japonesas). Querendo ou não, para empreender é necessário mais tempo livre. E como o Seishain tem mais responsabilidades dentro da empresa muitos ficam presos na empresa e não conseguem se dedicar ao próprio negócio.

Muitos optam por ser haken pela previsibilidade do tempo de contratação. Eles sabem que serão contratos por um ano e conseguem se planejar em cima disso. “Vou trabalhar durante 1 ano nesta empresa, vou receber X ienes, e depois eu consigo abrir meu próprio negócio”.

Então, para muitos japoneses é mais interessante ser Haken Shain, Keiyaku shain ou até Arubaito porque eles não vão ficar presos na empresa e nem ter tantas responsabilidades como um Seishain.

Ou seja, todas as modalidades de trabalho têm seus pontos positivos e negativos.

Ser Seishain é beeeem melhor do ponto de vista financeiro, porém você precisa analisar o que você quer para sua vida. Fazer o seu próprio plano de carreira, assim você consegue decidir o que é melhor para você.

Esses dias eu recebi uma mensagem de uma aluna do meu curso, o Shoshinsha Financeiro, me dizendo que depois de escutar meus conselhos e fazer o curso ela decidiu que quer uma carreira. Largou as fábricas e está se especializando em Kaigo. Está firme e forte em busca da sua carreira.

Espero que este artigo clareie a sua mente. Talvez você esteja se sentindo um pouco perdido, sem rumo. Mas é como eu sempre digo, quanto mais cedo você decidir um caminho, uma direção, e correr atrás do seu objeto, mais rápido você chega lá.

Coloque no papel hoje mesmo:

O que você quer para sua vida?

Quanto você quer ganhar?

Como você quer estar daqui um ano? Se planeje no curto e longo prazo!

Até o próximo artigo!


Se inscreva para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro!

Não é inscrito ainda no canal? Se inscreva!

Acesse ao Blog

Me siga no Facebook e no Instagram

Deixe um comentário