Seguro contra incêndio – Como não incendiar o seu bolso futuramente

Seguro contra incêndio - Como não incendiar o seu bolso futuramente

Você que mora de aluguel ou tem a casa própria aqui no Japão, acredito que tenha o seguro contra incêndio.

Na verdade esse seguro não é só para incêndios. Ele cobre muito mais coisas além do que você imagina!

E aqui eu vou te explicar timtim por timtim como que ele funciona, e como você pode escolher o seguro certo para não se arrepender depois de uma tragédia, ou não incendiar o seu bolso!

Então antes de mais nada, gostaria de informar a você que o seguro de incêndio se difere para quando é para casa própria ou alugada.


Casa própria

A maioria dos brasileiros aqui do Japão, quando adquirem a sua sonhada casa própria é através de financiamento, certo? (Parabéns se você conseguiu comprar uma casa à vista! Yuhu!)

Quando você faz o financiamento imobiliário, automaticamente o banco solicita que você entre em um seguro contra incêndio, pois o banco é o mais interessado de todos, caso haja algum incêndio na casa (pois a casa é hipotecada e ela é somente totalmente sua depois que você pagar o banco).

Mas você sabe qual é a cobertura desse seguro?

Normalmente é feito um seguro que assegura o valor para construir uma casa do mesmo modelo, somente o imóvel (Tatemono), ou seja, nesse caso devemos pensar que não é o valor que você financiou, e sim o valor que a sua casa é avaliada.

Ok, até aqui está tudo certo, mas vou te contar uma coisa que talvez você não saiba. No seguro é possível incluir o valor dos móveis também!

Imagina só. Sua ficou totalmente as cinzas (bate na madeira porque eu não desejo isso a ninguém), e você perdeu tudo. Para conseguir comprar todos os móveis novamente, quanto que isso vai te custar? Geladeira, TV, forno, sofá, mesa, camas, roupas, máquina de lavar roupa, escova de dente e etc.

E é bom você ver no seu próprio contrato, se está incluso esse valor dos móveis. Algumas imobiliárias por falta de conhecimento, ou para poder deixar o valor do seguro de incêndio mais barato, não incluem esse valor dos móveis, o que acaba causando uma bela dor de cabeça para você lá na frente.

E claro, se você fez o seguro de incêndio ao fazer o financiamento da sua casa, quem têm o direito da cobertura do seguro caso aconteça um incêndio, é o banco e não você. Igualmente, caso você queira cancelar o seguro de incêndio, não será possível, pois quem têm poder à esse seguro é o banco.


Em quais situações o seguro contra incêndio cobre?

Claro que essa é uma resposta que depende muito de cada contrato. Mas falando aqui em geral o seguro cobre casos também que não são de incêndio!

Incêndio
Raios
Ventanias
Nevascas
Explosões
Inundação
E outros

Se você fizer um seguro BEM simples, talvez não terá algumas coberturas citadas acima. Por isso a importância de você sempre rever o seu contrato.


Casa alugada

E em caso da casa ser alugada? Eu vou estar fazendo um seguro para cobrir a casa ou o apartamento? A casa nem é minha! Não é injusto?

Calma, no caso da casa alugada o seguro é um pouco diferente.

Quando ocorre um incêndio, na maioria das vezes é mesmos somos culpados. Ou esquecemos o fogo ligado, ou deixamos a tomada com muita poeira e deu um curto-circuito, ou ficou uma bituca de cigarro mal apagada, enfim, há vários fatores em que acontecem um incêndio e o causador somos nós mesmos.

Se você danifica algo de alguém, no caso a casa ou o apartamento, você precisa fazer o que? Indenizar o proprietário certo?

Então o seguro que voce faz contra incêndio, há uma cobertura de indenização ao proprietário, caso você incendeie o imóvel dele sem querer!

E claro, para você não ficar sem todos os seus móveis, nesse seguro é incluso também a cobertura dos móveis igual da casa própria!

Às vezes, quando você aluga a casa ou o apartamento direto com o proprietário, ele fala para você que está incluso no aluguel ou na entrada o valor do seguro de incêndio. Nesse caso é preciso ver direitinho se ele fez um seguro para seus móveis e de indenização para você, ou se ele está falando do seguro que ele mesmo colocou no apartamento ou na casa.

Se caso for o seguro feito por ele mesmo, claro que não vai estar incluso os seus móveis, então corre lá e faça um seguro a parte contra incêndio assegurando os seus móveis ok?


Coberturas opcionais que eu acho muito importante

Quem viu meu vídeo ou leu meu artigo falando sobre seguro de carro, viu que eu dei dicas de opcionais legais né?

Aqui vou falar um pouquinho sobre os opcionais do seguro de incêndio.

Incêndio propagado no vizinho

Caso o incêndio que iniciou na sua casa, se propague para a casa do vizinho ao lado, mesmo que juridicamente você não tenha o dever de indenizar ele(s), o seu seguro cobre os danos causados.

Objetos danificados fora da residência

Os seus objetos serão assegurados caso danifiquem fora do imóvel assegurado. Ex: Na correria dentro do trem, você derrubou a sua bolsa e rasgou uma parte dela.


Importante

Se o seu seguro é do mais completo, é incluso cobertura contra acidentes!

Sabe aquele vidro que seu filho quebrou sem querer jogando bola? É possível consertar com a cobertura do seguro!

Isso também é válido para quando a casa é alugada, no caso a cobertura é outra, mas cobre através da indenização para o seu Oya-san (proprietário) que eu falei em cima!

Ah e tem tantas coisas que quero ainda falar sobre seguro de incêndio!
Mas vou deixar para uma próxima se não vai ficar longo de mais!

Resumindo: Verifique se o seu seguro está cobrindo um valor certo, tanto para a cobertura do imóvel ou indenização ao proprietário, quanto a cobertura dos móveis. E quando tiver aquele conserto inesperado, consulte primeiro sua corretora antes de tirar o dinheiro do seu próprio bolso!

Obrigada sempre por visitar aqui, e compartilhe com seus amigos essas informações e dicas!

Muitas vezes fazemos o seguro para estarmos ¨seguros¨ só que por não saber direito o que está realmente assegurado, quando realmente precisamos ficamos na mão, ou às vezes poderíamos ter usado e não usamos.

https://youtu.be/kPMVuLTLCwY

 

Se cadastre para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro e garanta a sua!


Se quiser ter essas dicas fresquinhas, se cadastre no Blog e receba as notificações!

E me acompanhe nas redes sociais também! Lá você terá dicas valiosas diariamente.

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *