Faculdade no Japão – Qual o valor? Entenda tudo sobre a parte financeira aqui

Sou formada em economia na Universidade Pública de Saitama, tenho especialização em  comércio exterior no JCFL (Senmongakko) e pra complementar tenho graduação em Letras através da EAD da Unigran (tenho até vergonha de falar pelos erros de português frequentes nesse blog)

E com esse histórico todo posso afirmar: estudar CUSTA e MUITO!

Aqui vou estar falando mais ou menos quanto custa fazer faculdade no Japão, quais são os recursos que o governo oferece e como você pode estar se preparando financeiramente para essa jornada!

Faculdade no Japão - Qual o valor? Entenda tudo sobre a parte financeira aqui

Qual é a média de gastos no primeiro ano de uma faculdade no Japão?

Varia muito do curso que seu filho ou você mesmo pretende fazer, e se a faculdade é particular ou pública. Lembrando que Senmon Gakko não é faculdade, mas custa o mesmo preço de uma, então você pode estar tirando base nos preços abaixo também caso tenha interesse em fazer curso técnico.

Aqui embaixo vou colocar uma tabela da pesquisa feita pelo ministério da educação em 2016

http://www.mext.go.jp/a_menu/koutou/shinkou/07021403/1399613.htm

tabela faculdade

Bolsa de estudos no Japão.

A bolsa de estudos das faculdades no Japão funciona um pouco diferente do Brasil e de outros países.

O governo chama de bolsa de estudos os 2 tipos seguintes:

  • Sem necessidade de devolução ( o que conhecemos como bolsa de estudos)
  • Com necessidade de devolução. Mais parecido como um empréstimo sem juros ou com juros muuuuito baixo.

E o mais diferente de tudo, é que esse valor é atribuído mensalmente em torno de 20mil a 120mil ienes e só é pago depois de abril. Ou seja, não dá para pagar a primeira parcela da mensalidade com a bolsa de estudos (“semestralidade” porque a faculdade no Japão é paga normalmente 2 vezes ao ano)

Por isso, se você não se planejar para a matrícula e para a primeira parcela da faculdade, é inevitável não fazer um financiamento por conta. A maioria dos bancos possuem esse tipo de financiamento escolar chamado de Kyoiku Loan.

Uma dica: Primeiro você pega emprestado dinheiro do banco, e quando começar a entrar o dinheiro da bolsa de estudos você devolve esse financiamento do banco, já que o financiamento da bolsa de estudos você precisará devolver só depois que se formar (ou seu filho se formar).

Há faculdades no Japão que possuem o próprio sistema de bolsa de estudos. Então é interessante estar pesquisando sobre isso também!

Como se preparar para não se formar na faculdade com dívidas?

Depende muito de quanto tempo você tem para poder guardar esse dinheiro. Aqui embaixo vou dar algumas dicas de acordo com o tempo estimado.

Longo prazo

Ao longo prazo, o ideal é guardar todo o Jido-Teate (a famosa ajuda do “leite”) sem torrar NADA.

Só com essa ajuda do governo, você terá +/- 2 milhões de ienes. E o restante? Com +/- 10,000 ienes mensal durante 18 anos, você terá mais 2 milhões de ienes para complementar esses gastos da faculdade. Se você souber investir esse dinheiro possivelmente você terá um retorno em menos tempo!

2milhões de Jido Teate + 10mil mensal durante 18 anos = +/- 4 milhões de ienes

Curto prazo

Tente pelo menos juntar o valor da matrícula e a primeira parcela dos gastos da faculdade, pois como expliquei acima a bolsa de estudos japonesa só começa a te emprestar o dinheiro depois que essas duas cobranças já foram feitas e também se você entrar no ritmo às vezes nem precisará fazer o financiamento da bolsa de estudos.

Supomos que você precisará de no mínimo 1,500mil ienes (calculando um pouco a mais da média da tabela acima) e você ou seu filho precisa pagar esse valor daqui 1 ano e meio.

1,500 : 18 meses = +/- 83,333 por mês

Seu filho pode fazer baito e conseguir esse valor, ou você pode fazer baito aos finais de semana e juntar também.

E como juntar esse valor?

Você pode usar recursos de bancos e corretoras de poupança mensal ou investimentos. Se quiser saber mais sobre o assunto me da um Alô! Se tiver outras pessoas além de você interessadas também, eu escreverei sobre isso com muito carinho.

Graças a Deus sempre tive muita saúde e disposição para estudar e trabalhar ao mesmo tempo, minha querida mãezinha que sempre se virou nos 30 para me dar todo o suporte(money principalmente) preciso, e meu marido, que na época mesmo sendo só namorado, me abrigou gratuitamente em sua casa sem pedir nada em troca! Reservo esse lugar para agradecer a todos que sempre me apoiaram e se não fosse por vocês eu não teria todo o conhecimento hoje para estar escrevendo esse blog!

E obrigada a todos que estão me acompanhando aqui! Prometo me qualificar mais, para poder estar trazendo assuntos enriquecedores a todos!

Se cadastre para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro e garanta a sua!


Se quiser ter essas dicas fresquinhas, se cadastre no Blog e receba as notificações!

E me acompanhe nas redes sociais também! Lá você terá dicas valiosas diariamente.

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *