Hoken Branco – O que fazer quando a despesa médica for muito alta no mês – Internação no Japão

Olá meus Otomodachis! Como está sendo o dia a dia de vocês?

No meio dessa loucura que estamos enfrentando eu tenho até medo de ir no supermercado fazer compras! Vocês sabiam que muitos supermercados possuem o serviço de TAKUHAI que é aqueles de entrega à domicílio? Bom, isso é assunto para outro artigo. O de hoje é sobre o Hoken Branco, que muitos me pediram!!

O que é o Hoken branco? Como funciona? Do que vive? O que come?

Brincadeiras à parte, hoje vou falar de uma forma bem fácil de compreender o que é isso e como você não se afundar em dívidas caso tenha uma internação no Japão ou cirurgia repentina.

Hoken Branco

Primeiramente gostaria de informar você que o Hoken Branco não é Hoken (Seguro) e sim é uma ajuda do Governo para esses gastos altos em internação, cirurgia e outros custos relacionados ao tratamento durante UM MÊS. Lembrem disso, limite de 1 mês.

E que ajuda é essa?

Segundamente, rs, quero informar sobre uma tabelinha que o governo propõe para o cálculo dessa ajuda. E para deixar mais fácil de entender, vou dar um exemplo aqui embaixo:

Supomos que você teve que ficar internado e os gastos médicos ficou em 1 milhão de ienes em 1 mês. E claro você como bom cidadão contribui com o Shakai Hoken ou com o Kokumin Hoken (A diferença entre os dois eu explico nesse artigo), então desses 1 milhão de ienes, 700 mil é pago pelo Shakai ou Kokumin Hoken.

O restante dos 300 mil precisará sair do seu bolso.

Não tenho uma reserva para essas horas, e precisei fazer um financiamento as pressas no meu cartão de crédito e fiquei endividado.

Calma, se não existisse o Kougaku Ryouyouhi Seido 高額療養費制度, sim você estaria na situação acima. Mas como o governo ajuda os cidadãos nessas horas, você pode solicitar essa ajuda e você precisará pagar somente o valor teto de acordo com o seu salário. Esse valor teto é de acordo com essa tabela aqui:

Hoken Branco

Então de acordo com esse exemplo, caso seu salário seja +/- 270,000 ienes mensal ou 3 milhões de ienes anual, 242,400 o governo irá te ajudar nesses seus gastos hospitalares de 1 mês.

ENFIM, O QUE É O HOKEN BRANCO?

Agora que você já entendeu que existe essa ajuda do Kougaku Ryouyouhi Seido, é a hora de você entender o que é esse Hoken Branco.

Para que você não precise pagar uma vez os 300 mil e depois pedir o reembolso, existe um papel que você pode solicitar no seu seguro saúde que se chama Gendogaku Tekiyou Nintei Shou 限度額適用認定証, apelidado como Hoken Branco pelos brasileiros.

Levando esse papel no hospital, quando você tiver alta, você não vai precisar pagar 300 mil ienes, e sim somente o valor teto da tabela lá de cima, que nesse caso é 57,600 ienes.

internação no Japão

Não vou entrar muito em detalhes aqui, porque tem MUITOS detalhes, mas o básico é o seguinte:

  • Gastos de 1 mês
  • Gastos hospitalares que o shakai hoken ou kokumin hoken cobre
  • Gastos hospitalares do mesmo tratamento (há excessões)

Mais detalhes você pode ver diretamente no site do governo ou do Shakai Hoken ou da prefeitura que você tem o Kokumin Hoken.

Caso a sua empreiteira não te ajudar na solicitação do Hoken Branco, no vídeo abaixo eu tenho um pequeno tutorial de como você mesmo fazer essa solicitação através da instituição do seu Shakai Hoken.

Espero poder ter ajudado, e lembrem-se:

Faça uma reserva de emergência.

Faça seguros de internação caso não consiga fazer essa reserva.

E o principal: faça exercícios diários, cuide da alimentação, cuide da sua saúde!

Solicitação: https://www.kyoukaikenpo.or.jp/g2/cat230/r121/

Endereço da agência: https://www.kyoukaikenpo.or.jp/g2/cat210/2002-2713/

Não é inscrito ainda no canal? Se inscreva! http://bit.ly/2Q8QfzA

Blog: https://shoshinshafinanceiro.com/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/ Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

2 comentário em “Hoken Branco – O que fazer quando a despesa médica for muito alta no mês – Internação no Japão”

  1. Sérgio Yamaguchi

    Olá!
    Muito Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
    Quantas vezes posso requerer o uso desse “Hoken Branco” ?
    Obrigado!
    Sérgio Yamaguchi

    1. shoshinshafinanceiro

      Oi Sérgio! Pode usar quantas vezes precisar! Só que a partir da quarta vez dentro de 1 ano, o valor da ajuda diminui um pouco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *