Coronavirus no Japão

Coronavírus no Japão e ajudas financeiras – Consulta médica, Yuukyuu, Kyugyou Teate e outros

Oi povo bonito que me acompanha aqui!

Esse post é especialmente para você que está preocupado com tudo o que está acontecendo e pode acontecer por causa do Coronavírus.

CoronaVírus no Japão

Primeiramente irei atualizar o quadro do Coronavírus aqui no Japão no momento.

Número de contaminados no Japão

12 de março 12:00

619 Pessoas deram positivo para o exame do vírus, e 66 sem sintomas.

123 Já tiveram alta, e 15 infelizmente faleceram.

*Cruzeiro Diamond

697 contaminados, 328 sem sintomas

15 estão na UTI e 7 faleceram.

Esses e outros dados você pode encontrar no site do ministério do trabalho do governo Japonês:

https://www.mhlw.go.jp/stf/seisakunitsuite/bunya/0000164708_00001.html#kokunaihassei

Em caso de suspeita de Coronavírus no Japão

Todo caso de tosse com febre alta já é uma preocupação gigante! Eu mesma peguei influenza umas 2 semanas atrás e confesso que me preocupei um pouco pois o índice de casos está aumentando cada vez mais.

E claro que quando eu tenho febre alta a primeira coisa que faço é ir no médico, mas e se fosse só uma tosse? E se eu tivesse tido contato com pessoas que contaminaram o vírus? E se eu tivesse frequentado lugares onde pessoas que contraíram o vírus recentemente frequentaram também? O que eu devo fazer?

Fiquei refletindo sobre essas dúvidas que eu me faria, por isso eu trouxe esse artigo para vocês aqui hoje também. E para responder já brevemente sem muitos contornos, aqui está um guia caso você esteja com suspeita de corona vírus.

Consulte por telefone

Nesse link o governo disponibilizou os sites com números de atendimento de cada região, então é só clicar no nome da sua província:

https://www.mhlw.go.jp/stf/seisakunitsuite/bunya/kenkou_iryou/covid19-kikokusyasessyokusya.html

Ou você pode pesquisar aqui o número direto para o Hokenjo:

https://www.mhlw.go.jp/stf/seisakunitsuite/bunya/kenkou_iryou/kenkou/hokenjo/

O motivo também dessa consulta prévia por telefone, é para evitar a proliferação do vírus. Supondo que você esteja contaminado mesmo, e vá para a sua clínica de sempre, talvez o seu médico não vai ter a estrutura adequada para fazer o exame de imediato, e ainda por cima o risco de contaminar outras pessoas são grandes, pois quem vai ao médico e fica alí na salinha de espera com você, está com a imunidade baixa prontinha para ser contaminado também.


Se eu estiver contaminado, como funciona a questão financeira?

Tanto o exame do Coronavírus quanto o tratamento é totalmente gratuito.

O tratamento do Coronavírus é feito através de internação, e como alguns brasileiros que moram aqui ou que já moraram aqui devem saber, internação no Japão tem um custo bem elevado. (Irei falar sobre o Hoken Branco em outro artigo). Porém o como os custos de tratamento do Coronavírus é arcado pelo governo, essa internação também é totalmente gratuita.


E os dias que eu ficar parado para fazer o tratamento, como fica meu salário?

Para essas e outras perguntas, o próprio governo disponibilizou uma página com alguns Q&A (perguntas e respostas).

Vou aqui traduzir +/- com as minhas palavras o que está escrito lá!

Se você mesmo quiser ir lá e ler em japonês é só acessar aqui.


Q1: Se eu precisar ficar afastado do trabalho devido ao Coronavírus, eu tenho direito ao Kyuugyou Teate?

Se o contratado folga por motivos próprios e não do contratante, que é o caso do Coronavírus, não é pago o Kyuugyou Teate. Por outro lado, se você se afastar 3 dias do trabalho por causa de alguma doença ou machucado, você recebe uma parte desses dias parados através do Shoubyou Teate.

Q2 Estou pensando em ficar em casa voluntariamente devido a sintomas de febre. Vou receber uma licença?

Nesse caso, como no caso anterior, se você não foi afastado por motivos do contratante, você não tem direito ao Kyuugyou Teate.

Q3. Posso tirar férias anuais remuneradas pelo motivo de febre?

Sim, o Yuukyuuka é direito de todos os trabalhadores. Você pode também ver os regulamentos do seu local de trabalho e ver se eles dispõe folgas remuneradas à parte para casos de doenças.

Q4 Os trabalhadores de meio período, trabalhadores por empreiteira e contratados por prazo determinado também tem direito ao Kyuugyou Teate e ao Yuukyuu Kyuuka?

Sim. Os trabalhadores sob a Lei de Normas Trabalhistas, incluindo aqueles que como: trabalhadores de meio período, trabalhadores temporários por empreiteiras e contratados por prazo determinado, devem tem o direito ao Kyuugyou Teate e ao Yuukyuu Kyuuka.

Q5. O Kyuugyou Teate e o Yuukyuu Kyuuka é aplicado aos trabalhadores estrangeiros?

Sim. É direito de todos os trabalhadores independente se é estrangeiro ou não.


Ajuda para os pais

Como alguns devem saber, algumas crianças ¨ganharam¨ umas férias antecipadas agora no mês de março. E junto a isso, alguns pais precisam faltar no serviço para poderem cuidar de seus filhos, pois nem todos tem condições de pagar alguém ou algum local que cuide dessas crianças.

Se o pai ou mãe solicitar o Yuukyuu para esse caso, a empresa tem direito à receber uma ajuda do governo, então provavelmente ela vai remunerar esses dias que você ficou parado sem a necessidade de utilizar os seus yuukyuus. É meio complicado essa parte, por isso é bom você ver direto com o seu contratante para saber se realmente você tem direito ou não.

小学校等の臨時休業に伴う保護者の休暇取得支援のための新たな助成金を創設します

https://www.mhlw.go.jp/stf/seisakunitsuite/bunya/koyou_roudou/koyou/kyufukin/pageL07_00002.html


Ajuda devido ao afastamento por causa de falta de produção

A sua fábrica teve queda na produção por causa do Coronavírus e pediu para que você fique afastado por um tempo? No caso de decisão do contratante, sim você tem direito ao Kyuugyou Teate.

Mas infelizmente no caso de epidemias como o coronavírus, que é uma causa externa, a queda dessa produção repentina não é causada por essa empresa, portanto ela não tem a ¨obrigação¨ te remunerar com o Kyuugyou Teate.

E para evitar que muitas pessoas fiquem ¨na mão¨, o governo implantou uma ajuda para essas empresas, para que elas paguem os dias de afastamento dos seus funcionários.

新型コロナウイルス感染症の影響に伴う雇用調整助成金の特例措置を追加実施します

https://www.mhlw.go.jp/stf/newpage_10098.html


Espero poder ter esclarecido algumas dúvidas de vocês aqui, e lembrem-se de se prevenirem contra o Coronavírus, lavando bem as mãos, usando máscaras, fazendo gargarejos e utilizando álcool para limpezas.

E oremos pelas famílias das pessoas que contraíram ou acabaram falecendo por causa dessa epidemia, e também gostaria de ressaltar aqui que fizeram 9 anos, nessa quarta-feira dia 11 de março, do terremoto de Tohoku, então oremos pelas famílias e pessoas que ainda não conseguiram voltar para o seu lar também.

Até a próxima!


Se cadastre para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro e garanta a sua!


Se quiser ter essas dicas fresquinhas, se cadastre no Blog e receba as notificações!

E me acompanhe nas redes sociais também! Lá você terá dicas valiosas diariamente.

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *