Olá meus otomodachis do Japão, tudo bem com vocês?
Hoje nós (eu e o Well Miamoto) vamos responder algumas dúvidas sobre finanças e investimentos que vocês têm sobre o Japão. Recentemente abri uma caixinha de perguntas no meu Instagram (se você ainda não me segue, está perdendo muuuito conteúdo legal que eu posto diariamente!), e o tema de hoje foi tirado de lá:
- É possível investir no Japão estando no Brasil?
- Sou estrangeiro, consigo abrir uma conta na Corretora Japonesa?
O conteúdo do vídeo de hoje está disponível no YouTube e no Spotify!
Vamos lá, então?
É possível investir no Japão estando no Brasil?
Depende de que tipo de investimento estamos falando.
Se você mora no Brasil e quer investir por uma corretora japonesa, não é possível. Na corretora japonesa apenas residentes do Japão podem ter uma conta e investir. Para vocês terem uma ideia, se um japonês vai para fora do Japão não consegue abrir uma conta em uma corretora japonesa. Se ele já tiver uma conta aberta é necessário resgatar o dinheiro e fechar a conta.
“Mas Clarisse, e se eu não fechar a conta? O que acontece com o dinheiro? ”
O dinheiro fica parado na Corretora. Pela legislação japonesa não é permitido que não residentes tenham conta nas corretoras daqui. Se você me perguntar se com uma conta aberta na corretora você conseguiria acessar de outro país eu responderia que não sei e te lembraria que você precisa declarar seus ganhos. E como você vai fazer essa declaração se você não mora no Japão? Complicado.
Também sempre me perguntam se existe alguma Corretora de Investimentos em inglês ou português. A legislação japonesa não permite que os sites das corretoras estejam em outra língua, então todos estão em japonês.
A única forma legal de você, que não mora no Japão, investir aqui é por meio de ETF, Fundos de Investimentos e Crowdfunding que investem aqui e estão disponíveis na bolsa do país que você está morando.
Sou estrangeiro, consigo abrir uma conta na Corretora Japonesa?
Gente!!! Por dia eu devo receber umas 20 mensagens assim “Não consigo abrir conta na Corretora do Japão porque sou estrangeiro”.
Confesso que fiquei meio perdida, porque isso não é verdade!!! Se você é estrangeiro você consegue SIM abrir uma conta. Eu só entendi o problema quando um seguidor do Instagram me mandou o print da tela da Corretora que ele estava tentando se cadastrar.
O que acontece: estrangeiros não podem abrir uma conta ON-LINE. Quando você termina o cadastro pelo site da Corretora aparece uma mensagem em japonês, que diz “Ligue para a Central”. O próprio site fala o que fazer, ligue na central!!! Agora porque a pessoa não traduziu a página … fica o mistério.
Então, se você é estrangeiro você pode SIM abrir uma conta, ligue na Central ou então preencha o formulário (que está disponível no site da corretora). No meu curso, o Shoshinsha Financeiro, meus alunos nunca tiveram esse problema, porque eu sempre falo para que abram pelo formulário. É bem menos trabalhoso e mais seguro que vai dar certo.
Também recebo algumas queixas mais ou menos assim “Nossa, mas é muito difícil entender o site da Corretora. Está TUDO em japonês. E o formulário então? Impossível preencher “. Meus otomodachis, você não pode pensar assim.
Primeiro que você está no Japão e aqui se fala japonês. Ponto. Você precisa ultrapassar essa barreira linguística, pense que além de aprender a investir você vai aprender o nihongo também. Caso seja muito difícil preencher o formulário, contrate um tradutor. Que você pague 1,000 ienes, isso não é nada perto do tanto que você pode lucrar à longo prazo investindo na bolsa de valores. Se você precisa comprar um carro, você vai deixar de comprar porque não sabe nihongo? Não, né?
Espero que você comece a investir ainda hoje!!!
Resumindo, se você quiser investir no Japão pode investir em ETFs, Fundos, Crowdfunding ou até mesmo como investir anjo em startups daqui do Japão – inclusive se vocês quiserem conteúdo sobre este assunto comente aqui embaixo.
Estrangeiros podem ter conta em Corretora Japonesa – minha indicação é a SBI. Entretanto, só é possível abrir conta pelo telefone ou via formulário. Meu conselho é que você abra via formulário – contrate um tradutor se necessário. Não deixe que o nihongo atrapalhe seu objetivo!!
Espero que tenham gostado deste artigo, comente aqui embaixo se você tem outras dúvidas sobre investimentos aqui no Japão. Muito obrigada por ficar até o final e até o próximo artigo. Tchau
Se inscreva para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro!
Não é inscrito ainda no canal? Se inscreva!
Acesse ao Blog
Eu gostaria de saber mais sobre os investimentos anjo. Obrigada.
Pode deixar!