como guardar dinheiro no japão

Como guardar dinheiro no Japão com segurança e ainda render algumas moedas – Sugestão para a ajuda dos 100 mil

Oi gente! Quem aqui está ansioso em receber a tal da ajuda dos 100 mil ienes?

Lá no meu instagram eu fiz uma enquete e descobri que +/- 50% das pessoas vão guardar esse dinheiro, e outras 50% querem investir esse dinheiro. 

Então resolvi trazer aqui algumas alternativas de como guardar dinheiro no Japão com segurança, sem se preocupar com os riscos do mercado de agora e ainda render um pouquinho (bem pouquinho mesmo, não fique animadinho) de juros.

Como guardar dinheiro no Japão

Primeiro quero deixar bem claro que os produtos financeiros do Japão não são idênticos ao do Brasil, também porque a economia do país e os juros do banco central são bem diferentes, então não fique na esperança de ler aqui sobre algum ¨tesouro¨ onde você terá renda fixa com juros altos ok?

Nesse artigo vou falar sobre poupanças e Tsumitates (poupar graduadamente) que são uma forma de você guardar o seu dinheiro com total segurança, e também vou falar sim sobre títulos públicos e também privados, mas lembrando que esses existem riscos e não são para quem está procurando algo totalmente seguro.

Juros fixos e seguros

TEIKI YOKIN – Poupança

Essa é a forma mais segura de você guardar os seus 100 mil ienes. 

No Japão existe o 預金保険制度 Yokin Hoken Seido – que protege o cliente até 10 milhões de ienes do valor guardado, caso a empresa venha à falência. Por isso que eu afirmo que é 100% seguro você guardar o seu dinheiro no banco.

Só que tem um porém. Os juros do Japão são quase 0%. Os bancos tradicionais, conhecidos como Mega Banks – Risona, SMBC, Mitsubishi UFJ, possuem poupança de juros em torno de 0.002% (abril de 2020). Ou seja, em 1 ano você terá somente 2 moedinhas de 1 iene para contar a história da sua primeira poupança no Japão.

Então não compensa colocar na poupança? Como guardar dinheiro no Japão então?

Você já ouviu falar sobre os bancos digitais? Se você me acompanha por aqui algum tempo sim né!

São bancos que atuam somente online, não tem agências físicas, assim eles conseguem oferecer serviços mais atrativos do que os bancos tradicionais. Por exemplo, as taxas de retiradas dos ATMs de loja de conveniência são gratuitas algumas vezes no mês, envio de dinheiro também tem algumas vezes de graça, fora que para abrir a conta você não precisa se deslocar até a agência e correr o risco de contrair o vírus!

Um banco digital que eu já apresentei aqui no Blog é o Rakuten Bank, e eu tenho um vídeo tutorial também caso você queira abrir a sua conta!

Outros bancos que eu recomendo é o Sumishin SBI e o Shinsei Bank

Para você ter idéia da diferença de juros dos bancos tradicionais para os bancos digitais, o Rakuten Bank está com uma campanha agora, que se você depositar o seu dinheiro de outra conta para o banco Rakuten e colocar na poupança, os juros sobem para 0,11% anual.

Ou seja, o que rendia somente 2 ienes, pode render 110 ienes. É pouco? É! Mas é dinheiro. E dinheiro é dinheiro.

Os outros bancos que eu mencionei também tem taxas maiores que os bancos tradicionais.O Sumishin SBI por exemplo é 0,02% anual, 10 vezes a mais, e o Shinsei Bank é 0,01% a poupança de 1 ano.

O link de cada banco você encontra aqui:

Rakuten Bank https://kinyoumoney.com/rakutenbank/

Sumishin SBI Net Bank https://www.sbisec.co.jp/ETGate

Shinsei Bank https://kinyoumoney.com/shinseibank/

Tsumitate – Poupança mensal

Essa é uma dica valiosa que vou dar especialmente para você que está lendo aqui.

Sabia que você não precisa guardar esses 100 mil ienes de uma vez só?

Como assim?

Existe outras formas de poupança que se chama Tsumitate. Tsumi significa acumular, pilhar, aquela idéia de colocar algo em cima do outro e formar uma montainha sabe? É o mesmo kanji que se usa para aqueles brinquedos de criança de madeira. Tate é de ficar em pé. Então essa palavra significa acumular dinheiro aos poucos.

E existe vários tipos de Tsumitate. Tem o tsumitate de poupança, do Teiki Yokin, mas não são todos os bancos que oferecem esse produto.

Existe também o Tsumitate Toushi Shintaku, que é o tsumitate de fundos. Inclusive o que o governo incentiva é o Tsumitate NISA, que é investimentos em fundos, em forma de tsumitate, que você tem direito a isenção de imposto até um certo valor.

E o que eu vou apresentar hoje aqui, é o Tsumitate de viagem.

Agora que estamos sem poder sair, eu fico todo o tempo pensando quais lugares eu quero visitar depois que isso tudo passar. E vocês? Acredito que também!

E no Japão existe o Tsumitate Ryokou que é um serviço que as companhias de turismo e crédito oferecem, para você acumular o seu dinheirinho e depois utilizá-las na viagem com elas!

As que oferecem esse tipo de serviço e são famosas, que provavelmente você já ouviu falar, é o JCB, JTB, HIS, JAL a ANA.

JCB Travel Tsumitate

O JCB é aquele mesmo da marca de cartão de crédito que estamos acostumados. Porém, é uma empresa a parte de turismo, e ela oferece esse serviço de Tsumitate no valor de 3% na primeira vez.

O valor é de 10,000/50,000/100,000 ienes e você pode escolher 12 meses ou 24 meses.

Então um exemplo de tsumitate de 10,000 por mês em 1 ano (12 meses), em maio do ano que vem, você terá o valor de 123,600 para utilizar em viagens! 

3,600 ienes a mais, comparando se você tivesse simplesmente deixado esse dinheiro na conta.

E o mais legal é que o JCB Travel tem parceria com várias empresas de turismo, então o leque para o destino é bem grande!

Mais detalhes você pode ver aqui:

https://www.jcbtravel.co.jp/service/tabimae/tsumitate/

Outras empresas que oferecem o Tsumitate Ryokou são as seguintes,

JTB

https://www.jtb.co.jp/tabitabibank/

HIS

https://www.his-j.com/tameciao/

JAL

https://www.jal.co.jp/tabitsumi/

ANA

http://www.anas.co.jp/tsumitate/

Juros fixos porém com risco

E por último vou falar um pouco sobre investir em juros fixos, que seria algo parecido com o tesouro direto que talvez você estava com esperanças que eu falasse aqui!

Títulos públicos e privados

Os juros do Japão são muito, mas muito baixos. A taxa dos juros do banco central, para você ter uma idéia, é abaixo de 0% para você ter uma idéia.

Então não é de se assustar que os juros dos títulos públicos são de 0,05% não é mesmo?

Podem ver que compensa você entrar na campanha do banco Rakuten que eu mencionei lá em cima, do que colocar o seu dinheiro nos títulos públicos do Japão.

Tem outros tipos de títulos que rendem um pouco mais, que são os títulos privados. Não vou entrar em detalhes daqui sobre o que é um e sobre o que é outro, para não sobrecarregar esse artigo, e também para te convidar a fazer parte do curso Shoshinsha Financeiro, porque lá eu explico melhor e em uma longa jornada de 8 meses com você!

As corretoras que eu recomendo para investir em títulos são essas:

SBI

https://kinyoumoney.com/kabutorihiki/#sbi

Live Star

https://kinyoumoney.com/kabutorihiki/#livestar

Marusan

https://kinyoumoney.com/kabutorihiki/#marusan

Essa corretora é apenas de Kabu (ações) e FX (Forex) Mas eu recomendo também!

DMM.com

https://kinyoumoney.com/kabutorihiki/#dmmcom

A SBI é a qual eu utilizo no curso para você aprender a mexer na plataforma.

Porém a DMM.com e a Live Star também oferecem taxas e produtos bons, e aos poucos você pode utilizar cada corretora de acordo com o seu perfil de investidor.

Crowdfunding

Outra forma de investir em juros fixos que é bem bacana é o Crowdfunding. Os japoneses costumam chamar também de Social Lending, pois a maioria dos crowdfunding tem um conceito social, de ajudar países carentes, ou produzir algum produto do Japão por exemplo.

Links para os Crowdfundings você encontra aqui:

https://kinyoumoney.com/crowdfunding/

Eaí gostaram? ¨Clari¨ou sua mente sobre como guardar dinheiro no Japão com renda fixa?

Já sabem onde vão destinar os 100 mil ienes que receber do governo?

E lembrem que não precisa ¨usar¨ o dinheiro todo de uma vez. Você pode fazer Tsumitate, ou distribuir entre as alternativas que eu coloquei nesse artigo e começar distribuindo o seu dinheiro em renda fixa para depois partir para renda variável.

E sobre renda variável virei aqui novamente com mais dicas para vocês que moram aqui no Japão!

Até!


Não é inscrito ainda no canal? Se inscreva! http://bit.ly/2Q8QfzA

Blog: https://shoshinshafinanceiro.com/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

1 comentário em “Como guardar dinheiro no Japão com segurança e ainda render algumas moedas – Sugestão para a ajuda dos 100 mil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *