Aposentadoria no Japão

Aposentadoria no Japão – Como funciona?

Sou totalmente a favor da independência financeira antes dos 65 anos, que é a idade de se aposentar aqui no Japão. Porém nunca é demais poder se prevenir à terceira idade e ter uma aposentadoria no Japão.

A aposentadoria japonesa funciona de 2 formas: Você receberá o valor contribuído para o Kokumin Nenkin e se você não é autônomo e trabalha em alguma empresa (empreiteira também ) você receberá um plus+ a mais do Kosei Nenkin.

Se você olhar o seu holerite do mês, irá perceber que boa parte descontada é desse tal de ¨Kosei Nenkin¨ mas afinal, quanto iremos receber de previdência se contribuirmos religiosamente (obrigatoriamente) até os 65 anos?

Embaixo irei explicar como funciona e como é calculado cada um.


Aposentadoria no Japão

Kokumin Nenkin

A base da previdência japonesa é o Kokumin Nenkin. Kokumin ao é da letra significa ¨pessoas da pátria¨ ou seja, todo morador da terra chamada Japão. Nenkin ao pé da letra é ¨dinheiro anual¨ ou seja, o valor que iremos ganhar anualmente, assim sendo a nossa aposentadoria.

Sendo assim, o que você paga de Kokumin Nenkin hoje, irá para os aposentados de hoje, e não para a sua aposentadoria pra daqui algumas décadas, entenderam?

O valor pago mensal do Kokumin Nenkin é de 16,340 ienes mensal. Mas como o Japão cada vez mais tem mais idosos *aposentados e menos jovens *contribuidores, a tendência é que esse valor suba a cada ano que se passa.

 

¨Quanto irei receber só de Kokumin Nenkin?¨

Atualmente o valor da aposentadoria que se recebe é 779,300 ienes anual (dados de 2018) , convertendo em meses, quem contribuiu 40 anos de previdência japonesa recebe 64,941 ienes mensal.

Se você não irá conseguir contribuir 40 anos por algum motivo, é só fazer o cálculo abaixo:

779,300 x meses contribuídos / 480

 

Kosei Nenkin

Quando você é empregado, além de pagar a previdência explicada acima, Kokumin Nenkin, você precisa pagar também o Kosei Nenkin, que é um plus+ na aposentadoria. O Kosei Nenkin é incluso com o Shakai Hoken (seguro de saúde) sendo assim pago metade pela empresa que você trabalha!

Muitos acham que o Shakai Hoken é pago pela fábrica que trabalha, mas lembrando aqui que quem te contrata é a empreiteira, portanto quem tem a obrigação de te assegurar é a própria.

Kosei ao pé da letra significa ¨vida grossa¨ ou seja, ele deixa mais denso a sua aposentadoria.

Como ele é um seguro(previdência) do Shakai Hoken, é calculado de acordo com o quanto que você recebe, por isso o cálculo não é tão simples igual o Kokumin Nenkin.


¨Mas afinal, quanto irei receber de aposentadoria?¨

O cálculo do Kosei Nenkin, não é tão simples quanto o Kokumin Nenkin, por que além de envolver o quanto você contribuiu, ele eleva outros milhares de fatores.

Mas não se preocupe, é possível você saber quanto irá receber através do Hagaki que é enviado direto do órgão de previdência aqui do Japão e pelo site deles também.

https://www.nenkin.go.jp/n_net/

business-861325_640

De acordo a uma pesquisa feita por um site japonês sobre aposentadoria, a média do valor da aposentadoria para homem é de 180,000 ienes e para mulher é 90,000 ienes.

Se os valores acima são poucos para você, é importante você estar revisando a sua economia e de sua família, para assim poder chegar na terceira idade tranquilamente.

Caso você está no aguardo do meu curso sobre investimentos, você pode primeiramente estar fazendo a aula sobre iDeco, que tem tudo sobre a previdêcia privada japonesa:

iDeco

E se inscreva no meu canal no YouTube que eu vou estar fazendo vídeos cheios de informações como essa!

Muito obrigada por ter lido até o final e até o próximo post!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *