Relato de parto

RELATOS DO MEU PARTO NO JAPÃO

Olá meus otomodachis do Japão, tudo bem com vocês?

Escrevo este artigo muito emocionada! Hoje eu quero contar um pouco sobre meu parto aqui no Japão, o parto do meu segundo filho, o William Yuto.

Esse artigo é baseado neste vídeo do meu canal. Eu aconselho que vocês assistam, está mais completo e emocionante.

Espero que através do relato da minha experiência do parto do William eu consiga ajudar mamães e papais do mundo todo, não só aqui do Japão. Eu mesma vi inúmeros vídeos de relato de parto. Não é a minha primeira vez, mas sempre bate aquela insegurança, né?

Vamos do começo

O William estava previsto para nascer no dia 6 de março de 2021, um sábado. Chegou sábado, domingo, segunda e nada do William nascer! Para quem não sabe, eu tenho uma filha menor, a Lara de 4 anos. Ela nasceu com 4 dias de antecedência, então dia 2 de março eu já estava super na expectativa dele nascer. Mas nada dele nascer.

No dia 8 de março me consultei com meu médico que me falou “Clarisse, ele pode nascer a qualquer momento”. Vocês podem imaginar a minha ansiedade, não é? Além de já ter passado da data prevista, eu já estava com dilatação e sem meu tampão! Na minha mente ele realmente poderia vir a qualquer momento.


Espera só mais um pouquinho

Ao mesmo tempo que eu estava ansiosa pelo nascimento do William, eu também queria que ele demorasse mais um pouquinho. Porquê?

Dia 10 de março estava marcada uma mentoria super especial sobre Imposto de Renda para Autônomos aqui do Japão. Eu fui a idealizadora e organizadora da mentoria, a Michele Yamashiro foi minha tutora. Eu preparei realmente com carinho essa mentoria e gostaria muito de participar. Do dia 8 ao dia 10 eu fiquei conversando com o William “Olha, se você não nasceu até agora, espere só mais um pouquinho. Nasça depois do dia 10, por favor”.

Você que é autônomo aqui o Japão, me siga nas redes sociais. Siga a Michele também. Esse ano tenho vários projetos para ajudar empreendedores aqui no Japão, e eu uso minhas redes sociais para divulgar datas e projetos. Me siga no Instagram e também no facebook.

O dia da mentoria chegou e meu coração estava acelerado de ansiedade. Pensando se ele iria nascer ou não. No momento da mentoria William se comportou como um príncipe, mexia um pouco, mas nada demais. Senti algumas contrações de treinamento, mas nada das contrações de verdade aparecerem.

Eu estava tão cansada ao final da mentoria, que até de maquiagem eu dormi.

Será que é agora?

Na madrugada do dia 10, lá pelas 2:30hrs, eu voltei a sentir as contrações de treinamento – só que agora bem mais fortes!

Aqui no Japão os médicos pedem que a futura mamãe ligue avisando sobre as contrações quando estas estiverem acontecendo de 10 em 10 minutos. Quando reparei, as minhas contrações estavam acontecendo de 5 em 5 minutos. Gente, eu desesperei!!!! Fiquei naquela “É agora, vai nascer”.  

Meu marido neste momento já estava acordado. E olha, só tenho que agradecer pela ajuda dele. Eu estava muito nervosa e ele super calmo. Acordou nossa filha, pegou tudo que precisava, ligou o carro… olha gente, se dependesse tudo de mim, nem sei. A ajuda dele foi muito importante mesmo. As contrações não estavam insuportáveis, estava um pouco mais forte que uma cólica menstrual. Em casa mesmo fui fazendo aquela respiração que os médicos ensinam.

É agora sim!

As contrações estavam tão suportáveis que eu consegui me trocar e ir sozinha para o carro. Mas a caminho do hospital… minha bolsa estourou!! Aquele constrangimento, mas faz parte, não é mesmo?

Eu moro na província de Saitama, e em março estávamos em Estado de Emergência em consequência da pandemia do Covid-19. Eu me despedi do meu esposo e da minha filha logo na entrada da Clínica. Eles não puderam me acompanhar.

Na recepção estava preenchendo e entregando alguns papéis quando de repente… !! Uma dor, uma dor MUITO INTENSA!! Nossa, me contorci de dor. Realmente percebi que o William estava chegando. Que aquele era o momento.

Os médicos da clínica que tive o William foram realmente maravilhosos! Vendo que eu estava com dor e que a hora tinha chego, imediatamente a enfermeira disse “Não precisa assinar mais nada, vamos direto para a sala de cirurgia!!”. Ela praticamente me carregou nos braços porque eu estava me contorcendo de dor.

O momento

Gente, foi tudo muito rápido!! A enfermeira me levou para a sala me colocou a roupa do hospital, me deu soro e tirou um pouco de sangue para exames. Nisso chegou mais algumas enfermeiras e o médico.

Quando eles me disseram Ikimu (いきむ), faça força, eu fiz duas vezes e tacharam! O William às 3:53 do dia 11 de março de 2021 veio ao mundo! Foi realmente tudo muito rápido, de quando eu comecei a sentir contrações e do momento que ele nasceu não foi mais de 1:30hr!

Um marco histórico

Aqui no Japão existe o termo Anzan (安産), para falar que o parto foi saudável e sem complicações. Ocorreu tudo muito bem, tudo muito rapidinho.

O dia 11 de março é realmente muito especial, não só para minha família como para todo o Japão. O Meu marido nasceu dia 11 de março e também neste dia ocorreu o grande Terremoto de Miyagi e da explosão da Usina Nuclear de Fukushima, no ano de 2011. Um dia realmente histórico.

O dia do parto realmente foi muito intenso. Por um lado, radiante de felicidade pelo nascimento do meu filho e por outro triste relembrando tudo que passou. 

Sobre o terremoto, ainda estão sendo aceitas doações para o Higashinihon daishinsai (東日本大震災) e para a Cruz Vermelha. Doações para instituições grandes como a Cruz Vermelha podem ser abatidas no Imposto de Renda. Esse ano devido a Pandemia a declaração se estende até dia 15 de abril.


Então é isso pessoal, esse foi meu relato de parto.

Que sirva para vocês saberem que existem partos assim, rapidinhos e não muito dolorosos.

Se você não domina muito o japonês não precisa ligar antes, vai direto ao médico. Não perca tempo. A enfermeira me disse que se estivesse esperado mais um pouquinho, o William poderia ter nascido em casa!!! Já pensou?

Muito obrigada por terem lido até aqui, um beijo e um abraço a todos!

Até os próximos vídeos. Tchau.


Se inscreva para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro!

Não é inscrito ainda no canal? Se inscreva!

Acesse ao Blog

Me siga no Facebook e no Instagram

Deixe um comentário