Novas Medidas Econômicas

Novas medidas econômicas no Japão – PODCAST – Dezembro 2020

Siiimmmm !!!!

Nós também estamos no Spotify!! Para estrear nesta nova plataforma, escolhemos falar sobre as Novas Medidas Econômicas do Japão – as de agora do finzinho de 2020, começo de 2021. 

Vocês estão acostumados com os meu textos aqui do blog- ou a ver sempre só a minha carinha se você também me segue no YouTube. Mas agora, para os podcasts, eu vou ter uma companhia especial, a do meu maridão, o Well Miamoto <3

Nos podcasts iremos trazer notícias ou temas que envolvem suas finanças aqui no Japão – afinal e contas, esse é o tema, né? Hahahaha.

Como eu já contei, neste primeiro episódio nós discutimos sobre as Novas Medidas Econômicas tomadas pelo Japão. Resolvi trazer aqui para o blog um pequeno resumo de tudo que conversarmos, mas eu aconselho fortemente que ou você veja o vídeo ou escute o podcast!! Esta imperdível – estou muito orgulhosa e feliz com esse novo projeto.

Espero que gostem!!

Aperte o play 😉

As tais novas medidas econômicas foram anunciadas dia 8 de dezembro pelo governo do Suga. Na verdade, este ano tivemos outros 2 “pacotes” de medidas econômicas, e esse é o 3º pacote deste ano, com um orçamento de mais de 73 TRILHÕES de ienes. Essas Novas Medidas Econômicas são alicerçadas em 3 pilares:

1. Prevenção da Propagação do Vírus

O foco dessas medidas é mitigar os estragos do Corona vírus, então não é de se estranhar que 1,73 trilhões de ienes vá para as Instituições Médicas. Outra parte do orçamento será usado para amparar estabelecimentos que estão ou serão afetados por precisarem fechar mais cedo (região de Tóquio por exemplo, bares e restaurantes ficaram impedidos de funcionar depois das 22:00) – é o faturamento caindo de um lado e o governo japonês ajudando de outro lado.

2. Transformação da Estrutura Econômica Pós-Vírus

O segundo pilar diz respeito a inserção das empresas japonesas no meio digital. Para quem não sabe, muitos hotéis e restaurantes não oferecem reservas on-line, por exemplo – assistam ao vídeo ou escutem o podcast, a discussão está imperdível. Aqui também temos 1 trilhão de ienes destinado ao 5G e 6G.

A Estrutura Econômica Pós-Vírus do governo Suga tem como um dos objetivos simplificar mais ainda a vida do cidadão. Um dos planos divulgados é a integração do My Number com o Hoken (o Seguro Saúde daqui do Japão) e mais para frente com a carteira de motorista.

Esta unificação não visa apenas facilitar o dia-a-dia dos japoneses, mas também facilitar a do governo! Não sei se vocês sabem, mas as prefeituras não possuem um sistema de troca de informação, o que dificulta, por exemplo, checar se os impostos da receita estão em dia.

Uma porcentagem do orçamento irá ser destinado para amparar mães e pais solteiros, 50,000 ienes para o primeiro filho e do segundo filho em diante 30,000 ienes. Ainda não foi divulgada uma data para esta ajuda, mas é certo que irá ocorrer. Ainda sobre o orçamento destinado ao 2º pilar, o governo pretende investir 2 trilhões de ienes em fábricas dispostas a produzir carros elétricos. Isso porque, uma das metas do Japão é zerar a emissão de gás carbônico até 2050.

3. Resiliência Nacional

O 3º pilar, a Resiliência Nacional, diz respeito a prevenção e suporte nos casos de desastres naturais, como as fortes chuvas desse ano – na região de Kyuushuu 九州 houveram 77 mortes. O governo pretende destinar uma fatia dos 73 trilhões para estudos, fiscalização e monitoramento de áreas de risco.

Algumas ajudas lançadas em 2020, que iriam encerrar ainda este ano, serão estendidas até 2021. Um exemplo de ajuda estendida é o caso do Go To Travel (para entender melhor clique aqui).

Medidas econômicas do Japão - ajudando a população do Japão a passar pela crise do vírus

Pessoal, meus queridos otomodachis do Japão, espero que vocês gostem desse novo formato de conteúdo e que esse vídeo/podcast/artigo (hahahaha) seja a fagulha que te leve a se interessar mais pelas suas finanças e pela economia do seu país.

Eu espero muuuuito que vocês gostem dessa nova forma de consumir os conteúdos do Shoshinsha Financeiro.

Muito obrigada e até a próxima, nos encontramos no próximo artigo


Se inscreva para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro!

Não é inscrito ainda no canal? Se inscreva!

Acesse ao Blog

Me siga no Facebook e no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *