Japão terá creche gratuita? Veja o que o governo nos preparou para outubro de 2020

Japão terá creche gratuita? Veja o que o governo nos preparou para outubro.

 

Japão terá creche gratuita? Veja o que o governo nos preparou para outubro.

Esse post é especialmente para você e para todas as famílias que possuem filhos na faixa de 0 a 5 anos de idade.

Muitos sabem que o governo está com várias reformas para esse e o próximo ano, e aqui eu vou estar explicando uma delas: O valor do Hoikuen e Youchien.

Mas antes de explicar como vai ser, quem se enquadra, qual é a diferença entre Hoikuen e Yochien, primeiro eu gostaria de pedir para você curtir minha fanpage do facebook e se inscrever no meu canal do YouTube, que lá eu vou fazer um vídeo explicativo também!

 

Facebook: Shoshinsha Financeiro – Clarisse Miamoto

YouTube: Clarisse Miamoto

Istagram: @clarissemiamoto

 


Diferença entre Hoikuen e Youchien

 

Primeiramente eu gostaria de explicar a diferença entre Hoikuen e Yochien. Quem está a muito tempo no Japão deve dominar mais sobre o assunto, mas quem chegou recentemente ou quem acabou de ter filho e não entende nada sobre criança (eu era assim), não deve entender direito a diferença entre os dois.

Explicando bem mastigado para esse post não ficar longo, o Hoikuen é administrado pelo ministério do trabalhador e o Yochien é pelo ministério da educação, ou seja, Hoikuen foi fundado para os trabalhadores poderem deixar seus filhos e irem trabalhar (creche), e o Yochien é uma instituição de ensino pré-escolar (jardim de infância). Por isso os dois têm a diferença na idade que pode ser matriculada – o Yochien é a partir dos 3 anos – a carga horária – o Hoikuen é mais flexível com o horário de trabalho dos pais – e o valor a ser pago – esse valor que vai mudar agora em outubro e eu vou explicar aqui.

 

E dentro dos Hoikuens, há aqueles que são registrados pelo municipio e aqueles que são particulares chamados de Ninka-gai.

 


Por que de repente resolveram deixar a creche gratuita?

 

Você se fez essa pergunta? Eu fiz, e eu tenho a resposta. Existe na verdade 2 motivos:

 

1. Para diminuir os gastos com os filhos.

 

Em outubro como todos sabem (eu acho que sabem) o imposto sobre consumo vai passar de 8% para 10% e por ¨ pura coincidência¨ teremos creche gratuita nessa data? Lógico que não.

O Japão está com um sério problema de cada vez mais ter menos criança e mais idosos. Isso acontece porque cada vez mais as pessoas estão optando por ter 1 filho só ou menos pelos gastos serem muito caros. E para agradar as famílias que possuem filhos pequenos e mostrar para a população que não só estão aumentando os impostos, como também estão fazendo alguma coisa boa, eles vão implementar esse novo sistema em outubro. (Lembrando que isso é uma opinião minha ok?)

 

2. Para realçar a educação no país.

 

Muitos pais optam por deixar no Hoikuen não só pela carga horária, pois muitos Yochiens também funcionam horário integral, mas é por causa do valor do Hoikuen ser de acordo com a renda familiar. Sendo assim mais vantajoso financeiramente colocar no Hoikuen do que no Yochien para quem tem a renda média-baixa.

Mas lembrando que o Yochien é administrado pelo ministério da educação, e tem uma disciplina curricular mais educativa (não que o Hoikuen não seja educativo tá gente), a educação do país ficará mais qualificada de acordo com a proporção de pessoas que optarem pelo Yochien. E quanto mais educação, mais profissionais qualificados futuramente o país terá, e assim gerando mais lucro para o país. Um ciclo econômico que o Brasil deveria aprender.

 

E vamos ao que interessa,


Quais serão os requisitos para virar uma creche gratuita?

 

Para as crianças de 0 a 2 anos : Somente para a família que é isenta de imposto residencial.

Para as crianças de 3 a 5 anos: Hoikuen totalmente gratuito, Yochien e Hoikuen particulares (Ninka-gai Hoikuen) terão um limite

 

Veja melhor na tabela abaixo:

Japão terá creche gratuita? Veja o que o governo nos preparou para outubro.

 

Dados jornal Yomiuri: https://www.yomiuri.co.jp/politics/20190212-OYT1T50022/

 


O que vou precisar fazer para ficar de gratuito?

 

Fique tranquilo que um pouco antes de outubro, cada creche ou município irá enviar uma carta avisando os procedimentos. Eu mesma tenho uma filha nessa faixa etária então poderei estar explicando melhor em um post futuro!

Se em 2020 o governo está planejando em deixar também o ensino médio e faculdades mais baratas ou gratuitas também! Quando estiver tudo resolvido certinho no parlamento irei fazer um post a respeito se vocês pedirem! Por isso eu peço para que comentem aqui, me acompanhe no Face e YouTube, ok?

E para não deixar de falar em educação financeira, eu irei juntar 1,080,000 ienes graças as creches gratuitas! Sabe por que? Porque eu vou depositar normalmente, como se eu ainda continuasse pagando a creche da minha filha. Simples né? Faça isso também que você terá um dinheiro para poder arcar com os gastos do ensino fundamental e ensino médio que virão futuramente!

Muito obrigada por ter lido até o final, qualquer dúvida deixe um comentário ou entre em contato comigo!

 

Até a próxima!

 

Se cadastre para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro e garanta a sua!


Se quiser ter essas dicas fresquinhas, se cadastre no Blog e receba as notificações!

E me acompanhe nas redes sociais também! Lá você terá dicas valiosas diariamente.

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/

 

https://www.youtube.com/watch?v=UNHL5CHtn1s&t=9s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *