Índice Nikkei - Maior alta em 30 anos

BOLHA NA BOLSA JAPONESA? Entenda porque o índice Nikkei atingiu os 30,000 – Investimento no Japão

Olá meus otomodachis do Japão. Tudo bem com vocês?

O assunto do artigo de hoje é do interesse de todos os investidores! O índice Nikkei ultrapassou a faixa dos 30,000 ienes/pontos (índice do dia 16/02/2021).

No artigo de hoje eu vou falar um pouco do porque isso está acontecendo, e não será em base da minha análise como economista. Será com base na análise de um jornalista da TV Asahi, um especialista que está por dentro de todas as notícias.

https://news.tv-asahi.co.jp/news_economy/articles/000207233.html

Vamos para o artigo?

Mas o que é o Índice Nikkei

Este Índice corresponde à 225 ações que estão nas bolsas de valores japonesas. O índice pega uma média dos valores das ações de 225 empresas. Sempre há um reajuste nas ações para que fique dentro do índice apenas as 225 melhores empresas das bolsas de valores.

E porque os 30,000 ienes/pontos virou notícia?

Esse valor é marcante porque desde agosto de 1990 não se atingia esse valor!!! Para quem não sabe, o ano de 1990 – o ano que eu nasci – foi o ano que a bolha econômica do Japão, PUFF, estourou!

A bolsa de valores do Japão despencou e até então ela nunca tinha voltado ao mesmo patamar de antes.

Agora vocês podem estar se perguntando, “mas não estamos na mesma bolha econômica daquela época? Porque isso está acontecendo? ”.

Então, com base nas respostas do jornalista Hiramoto,  da TV Asahi, eu quero repassar para vocês um pouco mais de conhecimento.

**Deixando claro que eu não sou tradutora! Talvez minha tradução não fique tão completa. **

Vamos lá?

Porque o valor das ações está aumentando tanto?

A resposta do jornalista foi “é porque os investidores estão com dinheiro no bolso”. A situação econômica do país, por conta do Corona Vírus, não está muito boa. Para amenizar a situação, o governo japonês e do exterior está introduzindo novas medidas econômicas para dar suporte as empresas que estejam em uma situação não muito favorável.

E lógico, sabemos que nem todas as empresas estão em uma situação ruim, inclusive muitas empresas tiveram lucros históricos com essa pandemia. E os investidores estão sim com dinheiro no bolso para poder investir mais.

Aqui não estamos falando de investidores como eu e você, pessoa física. Estamos falando de empresas de investimento, ele até o utiliza o termo KIKAN TOUSHIKA (Institutional Investors).  Então sim, com esses Big Players investindo cada vez mais, o valor das ações só sobe.

Sabemos que essa situação não se enquadra só no Japão. Pensando nisso o jornalista fez essa seguinte pergunta:

Mas porque a bolsa japonesa está crescendo tanto?

Um dos fatores que joga o preço das ações lá no alto e faz com que a bolsa de valores cresça, é a força das industrias do Japão. Eu fico até feliz de ver um economista falando sobre isso, afinal onde os brasileiros trabalham por aqui? Sim, nas fábricas, nas indústrias. Você que está lendo este artigo e trabalha em fábrica, parabéns você está deixando o Japão forte!  Se sinta orgulhoso por isso.

Claro que temos algumas empresas que não estão muito bem, o jornalista até usa o termo KURUSHII (Sufocado). As companhias aéreas, lojas de departamento, são algumas das empresas que tiveram queda esse ano. Porém, empresas de manufatura (que produzem algo) estão com seus resultados finais (dezembro) ótimos!

A estimativa do ano fiscal – para quem não sabe, aqui no Japão o ano fiscal começa em abril e termina em março – por exemplo, da Toyota é de 1 trilhão e 900 bilhões de ienes de LUCRO. E quando eu falo lucro é no bruto mesmo viu, excluindo todos os gastos o que sobra de lucro para a empresa de mais de 1 trilhão de ienes.

Outra empresa de bastante destaque é a Sony – do “Playstation, Playstation, Playstation”. Inclusive, foi o Playstation 5, lançado em 2020, que aumentou as vendas da empresa. Esse ano fiscal será o primeiro desde a fundação que a empresa irá alcançar a marca de 1 trilhão de lucro. Realmente um feito muito marcante que acabou puxando as outras empresas do setor da indústria.

Em relação a Bolsa de Valores, como será daqui para frente?

Com o início das vacinas a tendência de novos infectados e da proliferação do vírus é diminuir, melhorando a situação econômica do país inteiro. Então, não só essas empresas que são do setor industrial, mas as empresas de outros setores também vão voltar a ter um resultado final bom.

Outro ponto importante que o repórter fala, que vocês precisam ter em mente, é que o mercado não reflete o que está acontecendo agora, ele reflete o que vai acontecer no futuro. Como o investidor vê daqui para frente, se o investidor vê que a economia vai melhorar a tendência é que o mercado cresça. Agora se o investidor é negativo a tendência do mercado é cair.

O Hiroki é o estrategista chefe da Monex e ele fala que o mercado está cada vez mais positivo em relação a diminuição dos casos de Coronavírus e a volta do consumo mais ativo. Isso pode fazer com que a bolsa chegue até 39,000 ienes/pontos.

Outro estrategista, o Ide, do Nisseikiso Reearch Institute (ニッセイ基礎研究所), não está tão otimista assim. Ele acredita que o mercado irá cair até mais ou menos 25,000 ienes/pontos. Isso porque ele considera que o mercado já teve uma volta em V – eles chamam de V ji Kaifuku, que é quando o mercado cai uma vez (caiu uma vez agora na pandemia) e volta – na verdade voltou até melhor do que antes. Então o mercado já fez este movimento em V, agora a tendência é cair porque provavelmente com a diminuição dos casos de covid no mundo inteiro vai voltar a guerra comercial entre Estados Unidos (EUA) e China, que estava acontecendo no final de 2019.

Risco da recuperação do Mercado

Para finalizar a entrevista do repórter Hiramoto, ele levantou outro ponto interessante em sua entrevista. Os participantes do Mercado estão falando muito sobre o risco da recuperação do mercado. E o que seria isso?

Não só o governo japonês, mas os governos de todo o mundo estão introduzindo várias medidas econômicas – inclusive eu já fiz um podcast sobre isso, >>clique aqui para saber mais<<. Agora com a queda do número de casos o governo não vai mais precisar injetar dinheiro dentro do país para levantar o mercado, digamos que de agora em diante o mercado vai se autorregular.

Dê play e assista ao conteúdo deste artigo!

Mas com isso, sem o governo injetando dinheiro, a tendência do mercado financeiro, da parte da bolsa de valores, é cair. Então o repórter diz que tem sim essa possibilidade de o preço das ações caírem, na medida que a quantidade de dinheiro no mercado também cai.

 Resumindo

Um dos motivos do índice Nikkei ter subido até 30,000 ienes/pontos é que os resultados finais das empresas, principalmente da área de indústria, estão muito bons.

Outro motivo é que os investidores estão com dinheiro no bolso para investirem, porque o governo está colocando dinheiro no mercado. Tudo isso influenciou a subida do Índice Nikkei.

Porém, estrategistas e reportes da área, acreditam que a medida que o governo tirar o dinheiro talvez a tendência das ações, do mercado como um todo, seja cair.


Agora eu quero saber de vocês! Deixa aqui nos comentários qual é a sua opinião sobre este assunto. Conseguiu ganhar algum dinheirinho? Eu estou muito feliz com essa subida da bolsa.

Você já investe aqui no Japão?

Não? Meu Deus, porque?

Preciso saber o motivo para poder trazer conteúdo que te convença a finalmente colocar seu dinheiro para trabalhar. Afinal, esse blog é para isso!!

Te vejo no próximo artigo e tchau


Se inscreva para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro!

Não é inscrito ainda no canal? Se inscreva!

Acesse ao Blog

Me siga no Facebook e no Instagram

Deixe um comentário