Olá, meus otomodachis do Japão, tudo bem com vocês?
Hoje nós (eu e o Well Miamoto) vamos conversar um pouco sobre o que mais vale a pena, comprar Fundos Imobiliários (FII) ou comprar imóveis aqui no Japão. O conteúdo do vídeo de hoje está disponível no YouTube e no Spotify!
O tema de hoje foi ideia de vocês!! Recentemente abri uma caixinha de perguntas no meu Instagram (se você ainda não me segue, está perdendo muuuito conteúdo legal que eu posto diariamente!). Então o artigo de hoje é baseado em 3 dúvidas/perguntas de seguidores:
- Gostaria de saber mais sobre Fundos Imobiliários (FII) no Japão
- Posso perder o valor que investi em FII?
- É um bom negócio comprar Manshon (apartamentos com mais de dois andares) para alugar?
“Mas tem diferença, Clarisse? De FII e imóveis? ”
Sim, tem diferença. Quando você investe em imóveis há a compra física do imóvel. Você terá todo o trabalho que um proprietário tem, pagar impostos, achar inquilinos, lidar com reformas e reparos. Eu costumo dizer que comprar imóveis não é investimento, mas, na verdade, um negócio próprio.
Já investimento em FII te poupa de todo esse trabalho. Quem irá lidar com a parte burocrática é a gestão do Fundo Imobiliário que você investiu. São eles que vão escolher quais Manshon alugar, procurar inquilinos, pagar impostos e muitas outras coisas. O FII te paga uma cota, uma parte, de todos os imóveis que eles alugam com o dinheiro dos investidores.
Sobre se é possível perder o valor investido em FII
Bom, pessoal, todo investimento é arriscado. Se você poder ganhar você também pode perder, isso vale tanto para investimento em FII quanto na compra de imóveis.
Você perde o seu dinheiro quando o gestor do FII que você escolheu for ruim ou em um momento como agora na pandemia. No começo do ano passado quem investe em FII aqui no Japão sentiu uma queda, isso porque muitos prédios comerciais, que antes tinham todas suas salas ocupadas, ficaram com muitas salas vazias. Isso fez com que muitas empresas transferissem suas cedes para locais menores e, ou mandarem seus funcionários embora ou os deixarem trabalhando em regime de Home Office. Ou seja, muitos Fundos Imobiliários despencaram.
Os FII que sentiram menos o impacto da Pandemia eram aqueles que tinham salas comerciais alugadas para diversos tipos de empreendimentos. Por isso eu sempre recomendo que meus alunos investiguem e pesquisem a fundo sobre quais empreendimentos o FII aluga suas salas. Essas informações você consegue na própria Corretora de Investimentos.
E sem desculpa, hein galera?
Se você não sabe muito Nihongo é só copiar o texto e jogar no Google tradutor! Não tem erro. E olha, muitos brasileiros aqui do Japão acham que não podem investir porque não sabe tudo de japonês. Gente, isso não é verdade!!! Nem os próprios japoneses conhecem todos os Kanjis. Eles também pesquisam o que não sabem!!!
“É um bom negócio comprar Manshon (apartamentos com mais de dois andares) para alugar? ”
Aqui entram várias questões. Quanto você vai pagar? Por quanto você vai vender? Você já sabe qual vai ser seu público? Por exemplo, se você comprar apartamentos grandes e com aluguel um pouco mais caro, saiba que dificilmente solteiros e estudantes vão alugar. Isso porque para famílias vale mais apena comprar uma casa do que alugar um apartamento. Caso você decida comprar apartamentos menores você pode alugar para solteiros e estudantes.
A localização do imóvel também é importante. Se é para família é bom que seja perto de mercados, escolas, creches e farmácias, por exemplo. Já imóveis para estudantes é bom que fique perto de faculdades, bares e restaurantes. Se o investimento vai valer a pena ou não vai depender do quanto você investiu e por quanto você vai conseguir alugar.
Ainda sobre Manshon, para quem não sabe há dois tipos de investimentos aqui.
Você pode comprar o Manshon todo, por exemplo todos os 5 apartamentos de um prédio. Logicamente este é um investimento alto, girando em torno de 20 milhões de ienes. Mas você também pode comprar apenas um apartamento do prédio, não precisa comprar todos, e o valor desembolsado cai bastante.
Por esse e outros motivos que eu digo que investir em imóveis, isto é, comprar imóveis deve ser encarado como um negócio. Há inúmeras variáveis que devem ser levadas em conta para que você tenha lucro. Você precisa calcular até o período que aquele imóvel vai ficar parado.
Para outros detalhes, assista o vídeo completo ou nos escute no Spotify!
O Podcast dessa semana está realmente imperdível!! Eu e o Well demos uma dica sensacional de como financiar sua casa própria e não precisar pagar o financiamento do seu bolso! Além disso, conversamos sobre como é importante saber de todos os impostos que precisamos pagar quando compramos um terreno, construímos nossa casa própria ou construímos um pequeno negócio junto com à nossa casa.
Resumindo, se vocês não tiverem tempo ou quiserem mais facilidade é melhor investir em Fundos Imobiliários. Fora a facilidade temos FIIs a partir de 100 ienes. Lembrando que para investir em Fundos Imobiliários é necessário ter conta em uma Corretora de Investimentos, eu indico de olhos fechados a SBI >>> Clique aqui e abra sua conta agora <<<.
Mas se vocês tiverem com uma grana boa no bolso, conhecimento e disposição a compra de imóveis pode ser muito lucrativa. Aconselho que vocês procurem um bom Corretor de Imóveis. Alguns detalhes apenas um bom Corretor vai poder te responder.
Meus otomodachis do Japão, assistam o vídeo completo e nos ouça pelo Spotify.
E agora queremos saber, vocês gostaram desse conteúdo? Querem saber mais sobre Fundos Imobiliários, Financiamento Imobiliário, Compra e Venda de Imóveis e Leilão de Imóveis ? Fala para a gente aqui nos comentários.
Se vocês se interessarem por esse tema podemos trazer mais conteúdo pra vocês!!!
Obrigada por ficarem com a gente até o final e até a próxima!
Tchau.
Se inscreva para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro!
Não é inscrito ainda no canal? Se inscreva!
Acesse ao Blog