seguro de carro

Curiosidades sobre seguro de carro no Japão – Como funciona e sobre opcionais que você pode colocar!

Curiosidades sobre seguro de carro no Japão

Oi pessoal!

Esse post é sobre um assunto que eu domino muito! ¨Seguro de carro¨

Trabalhei durante 6 anos numa corretora de seguros, e trabalhar com seguro de automóvel fez parte da minha vida por um bom tempo.

Nesse post irei explicar como que funciona produto em si, e alguns opcionais que você pode colocar nele!

O verdadeiro intuito do seguro de carro

Muitos brasileiros que moram no Japão, têm a falsa sensação de que o seguro de carro é destinado ao carro, quando na verdade o intuito dele é assegurar terceiros.

Isso mesmo, você não faz o seguro de carro para você, e sim para cobrir danos gerados à outra pessoa caso colidir com alguém no meio da rua.

Deixa eu explicar melhor.

Quando você faz o Shaken (inspeção do carro), nele você paga o Jibaiseki Hoken, que é o seguro obrigatório. Nele é coberto até 30 milhões de ienes caso terceiros venha a falecer, 40 milhões caso tenha sequelas e 1,200 mil ienes caso ele venha a se ferir.

30 milhões e 1,200 mil é o suficiente? E se o carro dele ficar destruído, você consegue arcar com os custos? E se na pancada feia você dar de frente com a loja de conveniência e ela precisar ficar alguns dias fechada para consertar os danos que você causou, você consegue arcar com esses custos?

Não né?

Por isso a importância de você fazer um seguro a parte, que é chamado de Nin-i Hoken, que é esse daí que provavelmente você têm o seu carro assegurado.

Estrutura do seguro de automóvel

Então vamos lá, como que é a estrutura do seguro de automóvel?

Podemos dividir ele em 4 grandes partes:

  1. Seguro contra danos físicos de terceiros – caso a outra pessoa se machuque
  2. Seguro contra danos materiais de terceiros – caso colida com outro automóvel ou até o exemplo que dei agora da loja
  3. Seguro para danos físicos – caso você ou sua família que estiver andando junto dentro do carro se machuque (amigos é visto como terceiros)
  4. Seguro para cobrir o próprio carro

Agora vou falar um pouquinho sobre cada parte citada acima

1.Seguro contra danos físicos de terceiros

Como falando no começo, o seguro obrigatório feito no Shaken, o Jibaiseki Hoken, ele cobre essa parte, porém com um limite.

Então ter essa parte do seguro num valor ilimitado é fundamental.

E esse valor não é somente para os gastos médicos que a outra pessoa terá pós acidente. Está incluso também o valor que ela precisou faltar o serviço para fazer o tratamento, e em caso de sequelas também é pago um valor específico.

E todos esses valores e cálculos são feitos em base dos cálculos do Jibaiseki Hoken.

2.Seguro contra danos materiais de terceiros

Esse também é fundamental estar num valor ilimitado. Antigamente era comum deixar num valor de 10 milhões de ienes, já que um carro, a não ser que seja carro luxuoso, não ultrapassa desse valor.

Porém hoje em dia se você não tiver um valor ilimitado assegurado, caso aconteça o exemplo da loja de conveniência, você ficará com uma dívida enorme para o resto da sua vida.

E é legal colocar um opcional chamado de Taibutsu Tyoka Tokuyaku, que é quando o carro da outra pessoa, é velhinho, e não vale o valor todo do conserto, mas mesmo assim a pessoa quer consertar!

Sabe aquele kei que só vale uns 100 mil no mercado, mas o conserto irá custar 200 mil? Se você não tiver esse opcional, será pago o valor da tabela, e às vezes pode ser que a outra pessoa fique insatisfeita e te dê mais dor de cabeça ainda.

3.Seguro para danos físicos

Esse você pode por um seguro limitado, como se fosse um seguro de vida mesmo. Se você falecer hoje por um acidente de carro, quanto será suficiente para sua família?

Fora isso têm um opcional também que você ganha uma ajudinha fora as despesas médicas.

Esse é muito bom de colocar porque quando você se acidenta, até você receber o salário dos dias parados, do seguro, demora mais de 1 mês. Então essa ajudinha vai servir para você pagar as suas contas do mês!

4.Seguro para cobrir o próprio carro

O valor do carro assegurado, vai de acordo com o valor que ele custa atualmente no mercado ou da tabela da seguradora.

E quando o carro é novo, há opcionais que você pode escolher ao invés de arrumar o carro acidentado, você trocar ele por um novo!

Imagina você comprar seu carro novinho e depois de 1 mês baterem nele? Não desejo isso a ninguém!

Por isso a importância de saber direitinho o que que você quer que assegure, e pense em todas as situações que possa acontecer algum acidente.

Alguns opcionais que eu recomendo colocar

Aqui vou apresentar alguns opcionais que eu recomendo colocar no seguro do seu carro.

-Indenização à terceiros (Kojin Baisho Sekinin Hoken Tokuyaku)

Sabe aquele seu filho arteiro que quer pegar todos os copos de esposição da loja da nitori?

E se ele derrubar e quebrar, quem têm que pagar?

Esse opcional de indenização, normalmente já é incluso no seguro de incêndio dos móveis da sua casa (outro dia faço um post falando sobre seguro de incêndio), mas o legal de colocar no seguro de automóvel, é que a seguradora mesmo entra em contato com a loja e resolve tudo por você! (inclusive o pagamento dos danos causados)

Uma vez o Johnny, meu filho de quatro patas, quando era filhote ainda, ele confundiu o óculos de marca do meu amigo com um ossinho de mastigar haha já sabe o que aconteceu né?

E quando é entre amigos é mais chato ainda quando acontece essas coisas! O bom é que a seguradora resolveu tudo, e meu amigo conseguiu o valor dos óculos de volta!

-Carro reserva (Daisha Hiyou Tokuyaku)

Quando têm um acidente e precisa consertar o carro, normalmente a funelaria te empresa um carrinho durante o conserto.

Porém quando o carro não têm conserto, você não consegue comprar um carro do dia pra noite (e também o pagamento da segurandora não é tão rápido assim).

Dai que entra esse opcional. É um opcional que te empresa um carro durante o conserto, ou durante um mês mais ou menos quando é caso de perda total.

Ah, e é perDa viu gente, não perCa! Perca é forma verbal do verbo perder, e aqui funciona como substantivo então o correto é falar perDa total.

E para quem quer ter o seguro de carro mais barato possível com coberturas ótimas, eu recomendo você mesmo fazer pela internet!

Ou claro, você pode entrar em contato comigo, pelo botão direito acima, que eu posso ver para você qual seguradora têm a cobertura e o valor que é mais adequado a você (prestação de serviço de consultoria).

Se cadastre para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro e garanta a sua!


Se quiser ter essas dicas fresquinhas, se cadastre no Blog e receba as notificações!

E me acompanhe nas redes sociais também! Lá você terá dicas valiosas diariamente.

Instagram: https://www.instagram.com/clarissemiamoto/

Facebook: https://www.facebook.com/clarissemiamoto/


https://youtu.be/rHXfydQ0yk0

Precisa de um tradutor, tradução de documentos ou preenchimento de formulários japonês?

www.tsuyak.online

Curiosidades sobre seguro de carro no Japão - Como funciona e sobre opcionais que você pode colocar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *