5 Eletrodomésticos que mais consomem energia

5 Eletrodomésticos que mais consomem energia no Japão – O quinto é muito japonês!

Olá meus otomodachis do Japão!

No artigo de hoje eu vou contar quais são os 5 eletrodomésticos que mais consomem energia na sua casa. E eu vou te falar, eu me surpreendi muito com o quinto item!

Vou te contar também qual é a diferença de consumo de energia entre eletrodomésticos de mais de 10 anos e eletrodomésticos mais novos. E é claro, trouxe dicas de onde você pode comprar eletrodoméstico com um preço menor 😉

Geladeira

De acordo com um estudo da Agência de Energia e Recursos Naturais do Japão (Shigen Enerugi Tyou) a geladeira consome cerca de 14,2% da energia total da sua casa. De acordo com a agência se você trocar o modelo de 2007 para o modelo de 2017 você reduz em 49% o consumo de energia!!

Ou seja, se você tem uma geladeira de mais de 10 anos, no longo prazo a troca por uma mais nova vale a pena.

Lâmpadas e luminárias

Lâmpadas e luminárias são responsáveis por consumirem 13,4% da energia total da sua casa.  E eu acho que você já sabe o que eu vou falar, não sabe?

Troque suas lâmpadas comuns por lâmpadas de LED. Só de realizar essa troca você reduz em 85% o consumo de energia com as lâmpadas (comparada com o gasto anterior) !!

Gente, 85%! É muita coisa

Além disso, a lâmpada LED possui uma duração bem maior quando comparada com a lâmpada amarela. Porém, você precisa tomar alguns cuidados. A luminária precisa ser apropriada para lâmpadas LED, caso o contrário você também terá que trocar de luminária.

Televisão

Sim, a televisão também entra nesta lista, sendo responsável por 8,9% do consumo total de uma casa.

A agência de Energia e Recursos Naturais do Japão fez uma pesquisa comparando o consumo de energia entre aparelhos de TV novos e antigos e descobriu que ao trocar por modelos mais recentes, por exemplo de 2017, o consumo de energia cai em 34%.

“Ah, Clarisse, eu não tenho TV em casa. “

Não tem problema, isso também vale para o seu monitor do computador! Os monitores mais novos gastam menos energia, porque, por exemplo, é possível ajustar o brilho da tela.

Ar condicionado

O 4º aparelho eletrodoméstico que mais gasta energia é o ar condicionado, gastando em torno de 7,4% do consumo total de uma casa.

Quando se fala em ar condicionado, há várias formas de economizar. Uma delas é dar atenção para as instalações externas.

Os fabricantes afirmam que faz muita diferença no consumo de energia deixar a parte externa sempre limpa e arejada. Isso porque facilita o funcionamento do aparelho, quanto mais limpo e arejado, menos energia é gasta.

Outra dica é deixar as cortinas da sua casa sempre fechadas para que o ar gelado não saia e o ar quente entre. Além disso, as cortinas bloqueiam a entrada de raios solares, que aquecem o ambiente interno demandando mais energia para ser refrigerado.

Agora veja se essa situação é comum:

“Nossa, meu quarto já está gelado o suficiente. Vou desligar o ar para economizar”. E então você espera o quarto ficar quente e liga novamente o ar.

Familiar, não?

Pois é, está errado!

Deixar o ar funcionado, mesmo quando a temperatura desejada é alcançada, gasta menos energia do que fazer com que ele resfrie novamente um quarto quente! Não cometa mais esse erro.

Assento sanitário

Isso mesmo que você leu.

O 5º eletrodoméstico que mais gasta energia na sua casa é o assento sanitário, que consome em média 3,7%.

Se você trocar um modelo antigo por um mais novo, a economia é de 19%.

Eu me surpreendi com esse resultado, porque eu não tinha parado para refletir que ele fica 24 horas por dia ligado na tomada. Sempre que você precisa ele fornece água e assentos quentinhos. Não tinha como não gastar muito, não é?

Aqui em casa, no verão, deixamos o aquecimento do assento desligado. Isso ajuda a baixar o consumo diário e já ajuda a baratear a conta de energia. Fica mais essa dica para você.

Trocar o modelo antigo por um mais novo realmente vai ajudar a diminuir o consumo de energia. Em modelos mais novos, um sistema de redução de energia vem de fábrica. Fora isso, há também um sistema de redução da água consumida! Ou seja, você também conseguirá economizar com a conta de água.

Se você mora em uma casa usada ou antiga, é interessante que você dê uma repaginada no seu banheiro substituindo modelos antigos por novos 😉

Onde e como comprar eletrodomésticos mais em conta?

O básico funciona, pessoal. Para comprar eletrodomésticos mais baratos, vocês precisam fazer comparação de preços. Não tem jeito!

Maaas, não é porque é básico que você precisa fazer da mesma forma. Tem uma maneira bem mais prática e fácil para fazer comparação de preços. Você sabe qual é?

É utilizando o site Kakaku. Nele você consegue fazer comparação de preços de absolutamente tudo que quiser, inclusive de eletrodomésticos. Além de comparar preços, você pode ver qual eletrodoméstico é mais comprado, qual é melhor avaliado e ainda comparar produtos de determinada marca (como aquela geladeira que você já namora a um bom tempo).

Outra forma de comprar produtos mais em conta é nas lojas de usados.

Você não precisa comprar o modelo 2020, uma geladeira, por exemplo, de 2017 está em ótimas condições. Nas lojas de usados, além de ser mais barato você ainda pode negociar seu eletrodoméstico antigo. Não sei vocês, mas eu adoro a ideia de levar o novo para casa e já ter destino certo para o velho. E se você esta em dúvida de qual eletrodoméstico comprar, esse artigo pode te ajudar.

Agora a dica bônus de sempre. A dica das dicas para economizar com a conta de energia.

Preparados?

 A melhor forma de economizar é mudando de companhia elétrica. SIM! Aqui no Japão você pode escolher qual companhia vai fornecer a luz da sua casa.

Aí Clarisse, trocar de companhia de energia deve ser difícil. Não vou conseguir fazer”

Se acalmem. Vocês estão no melhor blog de finanças do Japão. É OBVIO que eu tenho um vídeo tutorial que ensina o passo a passo para trocar de companhia.

Aqui no Blog eu já dei muitas dicas de economia aqui no Japão, de como conseguir pontos no cartão até como conseguir viagens com 65% de desconto! Ficou curioso? Então maratone a sessão de Dicas de como economizar.

Eu acho que estou deixando vocês mal-acostumados.

Pessoal, lembrado que isso tudo não é apenas uma questão de economia financeira. Também estamos cuidando do meio ambiente. A agência de Energia e Recursos Naturais agradece, e o Planeta também agradece.


Até o próximo artigo!

Se inscreva para futuras vagas do curso Shoshinsha Financeiro!

Não é inscrito ainda no canal? Se inscreva!

Acesse ao Blog

Me siga no Facebook e no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *